sábado, 30 de abril de 2011

Evolução e conservação.

09/11/2009 - 08h55

Lobo extinto achado por Darwin é primo do guará, diz pesquisa

REINALDO JOSÉ LOPES

da Folha de S.Paulo

O bicho de pelagem dourada habitava as frias ilhas Malvinas (ou Falklands, como preferem os britânicos), na costa argentina, mas seu parente mais próximo ainda vivo é o lobo-guará, morador cada vez mais raro do cerrado brasileiro. A conclusão vem de uma análise de DNA e reduz um pouco o mistério em torno do lobo-das-malvinas, animal que intrigou Charles Darwin e foi extinto pela caça indiscriminada em 1876.

A pesquisa, coordenada por Graham Slater, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, está na revista científica "Current Biology". Slater e companhia conseguiram obter DNA de cinco exemplares de museu do Dusicyon australis, como o bicho é conhecido oficialmente pelos cientistas.

Reprodução
Desenho do lobo-das-malvinas em "The Zoology of the Voyage of the H.M.S. Beagle"; animal é primo do lobo-guará, diz pesquisa
Desenho do lobo-das-malvinas em "The Zoology of the Voyage of the H.M.S. Beagle"; animal é primo do lobo-guará, diz pesquisa

Com isso, foi possível comparar alguns genes do lobo-das-malvinas com os de canídeos modernos, em especial os nativos da América do Sul, como o lobo-guará e o cachorro-do-mato-vinagre. Ficou claro o parentesco mais próximo com o guará, mas o detalhe é que as linhagens dos dois bichos sofreram uma separação antiga, há mais de 6 milhões de anos.

De norte a sul

Isso é o mais surpreendente, porque a data indica que a evolução das duas espécies já estava ocorrendo separadamente quando canídeos como eles nem sonhavam em chegar à América do Sul. Nessa época, as terras sul-americanas eram uma ilha, separada da América do Norte. O continente atual só se formou há 3 milhões de anos.

Os ancestrais do lobo-guará e do lobo-das-malvinas acabaram sumindo totalmente da América do Norte, hoje dominada pelos coiotes e pelo lobo "verdadeiro", ambos do gênero Canis. "Não sabemos o porquê disso", disse Slater à Folha.

"Os Canis chegam [da Ásia] e os outros simplesmente desaparecem. Talvez a socialidade seja importante, porque a maioria dos canídeos sul-americanos de hoje é solitária, enquanto os lobos e coiotes vivem em grupos, e os carnívoros sociais conseguem desalojar os solitários e capturar um espectro mais amplo de presas."

Darwin foi o primeiro especialista a descrever formalmente o lobo-das-malvinas e ficou com a pulga atrás da orelha ao notar que o bicho era o único mamífero nativo das ilhas, as quais, afinal, ficam a quase 500 km do continente. Ninguém sabe como os lobos foram parar lá. Pode ser que tenham sido arrastados em cima de troncos de árvore ou pedaços de gelo mar adentro.

"Nas Malvinas eles tinham carne à vontade, comendo focas, pinguins e aves marinhas", diz Slater. É possível que outras espécies mais próximas do lobo-das-malvinas tenham sido extintas por seres humanos no continente, especula ele.

O mesmo destino aguardava a espécie insular. Pastores que colonizaram as Malvinas a consideravam uma ameaça para suas ovelhas e cobiçavam sua pele, o que acabou levando ao extermínio do animal.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u649567.shtml


A partir desta reportagem, podemos ver a importância da Sistemática Filogenética para entendermos o grau de parentesco das espécies. E vemos também como as atividades humanas vêm degradando o meio ambiente, e o cerrado é um bioma que está sucumbindo a cada dia. E as espécies do cerrado, como o Lobo guará, correm o risco de desaparecer. Com esses fatos vemos a importância da conscientização da população.


Mangaba

Olá pessoal, procurando algo interessante para dividir com vocês, achei um programa que a Regina Casé faz no canal Futura chamado "Um pé de quê?", lá ela procura mostrar a cada episódio uma árvore da flora brasileira. A abordagem parte de aspectos botânicos, como origens, características físicas, épocas de floração e vai buscar passagens em que elas pontuaram a história do Brasil ou da vida de pessoas comuns. Regina aparece em praças, parques, matas e florestas dos quatro cantos do país, revelando a natureza de forma curiosa. Um Pé de Quê vai ao ar no Canal Futura todos os dias. Achei o programa sobre a mangaba muito interessante. Vale a pena assistir! É só acessar www.umpedeque.com.br.

Maravilhas do Cerrado

Como vemos atualmente, o cerrado é um bioma que está muito degradado. E geralmente é visto como uma terra infértil, por causa da sua aparência. No entanto as pessoas não sabem apreciar as belezas do cerrado, tais como a grande diversidade de aves. Nessas fotos vemos as seguintes aves: Pica-pau-do-campo, Pica-pau-branco e Gavião Carijó.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Operação Cerrado - Youtube - Por que a ema e o avestruz são tão parecidos?

Mais um vídeo do canal Operação Cerrado!

Neste, é usado o conceito da Evolução (de forma SIMPLES) para explicar as semelhanças!

Por que a ema e o avestruz são tão parecidos?
Vídeo - Youtube

Abraços,

Cerrado

Olá pessoal!
Iniciando minha participação no blog venho compartilhar informações que encontrei fazendo pesquisas sobre o Cerrado na internet.

Muito se fala da degradação da Mata Atlântica assim como da Amazônia em nosso país. Mas sabiam que o Cerrado é o segundo ecossistema brasileiro que mais sofreu com a ocupação humana?
Isso se deve à pecuária extensiva, à monocultura de grãos e à atividade mineradora que contaminou os rios com mercúrio e provocaram o assoreamento de corpos d'água.
Tão preocupante quanto essa situação, é o fato de que a Constituição Brasileira não protege nosso bioma.

Para maiores informações sobre as Ameaças ao Cerrado, acesse:
http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/biomas/bioma_cerrado/bioma_cerrado_ameacas/

E para saber o que diz a Constituição Brasileira a respeito dos Biomas do nosso país:
http://www.soscerrado.com/html/CONSTITUICAO.htm.

Obrigada pela atenção!
E até a próxima!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Operação Cerrado - Youtube - Buriti x Tipo de Bico

Olá pessoal, tudo bem?

Abaixo tem mais um vídeo do canal Operação Cerrado!

O vídeo fala rapidamente sobre o buriti e o tipo de animal que se alimenta do seu fruto! Na verdade, o vídeo é um jogo! Vamos ver quem vai acertar de primeira, mas, não vale trapacear!

Na próxima postagem irei apresentar o buriti para vocês! Hoje, é somente um aperitivo! =D

Jogo - Qual é o bico mais adaptado para comer o coquinho do buriti?

Abraços,

Operação Cerrado - Youtube

Olá Galerinha, tudo bem?

Bom, eu estava estudando Diversidade de Vertebrados e "já" em Chondrichthyes, resolvi descansar um pouco e visitar o youtube e encontrei o canal Operação Cerrado!

Neste canal há diversos vídeos sobre o Cerrado de forma MUITO lúdica! Ah, eu adorei! =D

Vou postar alguns vídeos dele!

Mas, se eu fosse vocês visitaria o canal agora! hahaha...

Abraços,

O quê que o cerrado tem?
Vídeo - Youtube 

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Ampolas de Lorenzini


Vocês sabem para que servem as Ampolas de Lorenzini?
O tubarões apresentam na cabeça, especialmente na região do focinho, pequenos poros que são denominados Ampolas de Lorenzini. Estes receptores (poros) são sensíveis à temperatura, salinidade e pressão da água, com uma
especial capacidade para detectar campos elétricos muitos sutis, gerados por outros animais. Pode, deste modo, detectar o batimento cardíaco de um peixe que esteja enterrado na areia, a alguns metros de distância. Assim, a presença dessas estruturas favorece a captação de alimentos.







Para conhecer um pouco mais acesse: http://www.biologo.com.br/tubarao/sentidos.html


sábado, 23 de abril de 2011

Curiosidades do Lobo-Guará



http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/animais-lobo-guara.php

O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul, e apesar do nome, estudos genéticos indicam que ele não é um lobo,mas uma espécie distinta adaptada ao cerrado. É um animal tímido e se mantém afastado do ser humano; todavia é comum aparecer na sedes de fazendas, atraídos pelo cheiro da comida, principalmente do arroz cozido ou por animais domésticos como galináceos.
Se alimentam de vegetais, frutas silvestres e pequenos animais (roedores,reptéis,peixes). Entre suas adaptações ao Cerrado estão as pernas longas que facilitam a locomoção e a visualização sobre a grama alta;suas grandes orelhas e audição aguçada permitem ao animal localizar com facilidade pequenos animais sob a vegetação.
O lobo-guará é monogâmico e possui hábitos crepusculares e noturnos. Raramente um casal é visto junto fora da época de acasalamento. A reprodução se dá uma vez por ano, sendo que em cada cria nascem de 1 a 6 filhotes.
É uma espécie ameaçada de extinção devido à redução do seu hábitat, à caça generalizada,às queimadas e à captura para os zoológicos; neste último caso, alguns estudos apontam que para cada animal capturado outros cinco podem ser sacrificados. Por terem maior preço de mercado, os caçadores preferem animais adultos, porém a captura de um adulto pode deixar os filhotes desprotegidos e órfãos, pois invarialmente um dos pais é morto ao tentar defender sua prole.


Para saber mais acesse: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/animais-lobo-guara.php




quarta-feira, 20 de abril de 2011

CONHECER PARA CUIDAR

Vocês sabiam que cerca de 80% do carvão vegetal consumido no Brasil vem das árvores do Cerrado???

http://www.brasilescola.com/geografia/carvao-vegetal.htm



O carvão vegetal é obtido a partir da queima da madeira. No dia-a-dia o carvão é usado como combustível de aquecedores, lareiras, churrasqueiras e fogões a lenha, além disso, abastece alguns setores industriais como por exemplo a siderúrgica.

Para saber mais...



Fonte: http://www.wwf.org.br/informacoes/questoes_ambientais/biomas/bioma_cerrado/bioma_cerrado_curiosidades/




segunda-feira, 18 de abril de 2011

Livro: Cerrado: Ecologia, Biodiversidade e Conservação

Olá pessoal, tudo bem?

Encontrei esse livro: "Cerrado: Ecologia, Biodiversidade e Conservação", achei muito interessante e pode nos auxiliar na proposta do nosso EDP IV!

Vocês podem baixá-lo no endereço abaixo:

Ministério do Meio Ambiente - Baixar Livro 

No site do Ministério do Meio Ambiente vocês também encontraram outros arquivos de diversos assuntos!!

Vale a pena visitar o site!

Abraços,

sábado, 16 de abril de 2011

II SIMBIO

Acontecerá de 17 a 20 de maio de 2011, em Rio Paranaíba - MG, o II Simbio organizado pela Universidade Federal de Viçosa. Para ver a programação e fazer sua inscrição acessar o site www.simbio.biociencia.org