quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Apresentação da Introdução

Na última aula dia 25 de agosto fizemos as apresentações da introdução do livreto com temas mais diversificados, incluindo Fauna, Flora, conservaçao e degradação, espécies exóticas entre outros.
Fiquei com a introdução geral onde eu expliquei o que é Cerrado (denominação e origem da palavra), levantei um processo historico de degradação do cerrado, a importância da conservação e a ocupação do Cerrado por Urbanização, Agricultura e Pecuária.
Foi de grande relevância os temas abordados pois se mostram atuais e ainda de pouca visibilidade por parte da população que vê somente a Amazônia como vítima da exploração.
É importante estar trazendo a visão sobre o Cerrado para que haja estudos e levantamentos desse bioma que abrange 25% do territorio Nacional e 45% da América do Sul.
Foi so a primeira parte mais o caminhar do processo se mostra muito produtivo.

Até mais.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Primeira dificuldade

Achei muito boa a idéia de elaborar um livreto, pois esse tipo de material pode colaborar para o conhecimento mais geral de determinado assunto, se feito com dedicação e boas referências, além de não possuir linguagem tão científica, o que permite atingir uma maior quantidade de pessoas. Para escrever um bom texto, eu como integrante do grupo que ficou responsável pela parte do livreto relativa às leis, fauna e conseqüências do fogo no cerrado, pesquisei bastante. No início pensei que seria muito tranqüilo, porém, ao procurar sobre os temas percebi que poucos são os artigos que abordam aspectos mais gerais. A grande maioria, pelo menos dos que pude encontrar, tratam de assuntos específicos, principalmente no caso da fauna, já que os artigos descrevem espécies específicas, o que dificultou escrever sobre esse tema.