terça-feira, 27 de março de 2012

Pontapé inicial!!!

Olá, pessoal!

A disciplina de EDP – Estudos e Desenvolvimentos de Projetos propuseram-nos esse semestre, a confecção de um Livreto com informações sobre o Cerrado. Este, trará informações sobre a ecologia, a fauna e a flora dessa segunda maior região biogeográfica do nosso território.

Inicialmente, foi necessário compreender um pouco sobre os processos de comunicação e as diversas formas de aprendizagem. O intuito dessa primeira parte é, para que realmente consigamos atingir o nosso público alvo. Aprendemos a melhor estratégia de comunicação para determinados grupos alvo.

A professora Cecília, responsável por essa primeira parte, nos repassou informações úteis quanto a esse quesito. Nos deixou livres para escolhermos o público e, consequentemente, aplicarmos a melhor forma de fazer essa interação.

Os diversos processos de comunicação visam fundamentalmente transmitir alguma informação, seja ela de forma verbal ou não. Desta forma, filtrar e planejar as informações que irão estar no livreto, será uma forma de transmitir uma parcela considerável de informação, através de uma comunicação não-verbal a um público maior.

Vale ressaltar também, que os processos educacionais se estabelecem através da comunicação. Logo, articularmos uma forma de divulgação desse livreto (que será a etapa final desse trabalho) requer adaptações ao espaço onde se pretende trabalhar.

Então, agora é mãos a obra!

Grupo: Fernanda Velasco, Thamires Manfrim e Jéssica Ferreira.


                                        O mundo Media 
     Os meios de comunicação vêm ocupando cada vez mais a vida dos estudantes, pois estão sendo inseridos até mesmo nas escolas como forma de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem aluno – professor, estes meios são os chamados media.
     A televisão, computador, celulares, Ipads são os mais usados atualmente, deixando de lado os meios mais antigos, que são os jornais, livros, e rádio, mas ainda há quem os prefira.
http://www.midiabsb.org.br/wp-content/uploads/2011/10/meios_de_comunicacao.jpg
     Os professores estão disputando espaço com os meios de comunicação mais usados, pois os alunos utilizam o espaço da sala de aula, pra discutir o que acontece nas redes sociais, ou algum assunto que esta sendo tratado na sala de aula, como por exemplo, geologia, e a tsunami que aconteceu no Japão e passou na televisão, o que não é aceito em algumas salas de aula.
     Os professores poderiam ganhar esta “disputa” inserindo em suas aulas, os assuntos que estão sendo abordados na televisão, internet, como forma de mostrar a “prática” ou troca de experiências, pois os meios de comunicação sempre chamaram muito a atenção da sociedade, pois é a melhor forma de transmitir informações, se andarem juntos, o conhecimento que é passado aos alunos na escola, e os meios de comunicação, o processo de ensino aprendizagem será muito mais interessante na visão dos alunos que possivelmente absorveriam melhor o conhecimento e passariam estes a outras pessoas, pois é o assunto comentado na televisão, e assim teriam a possibilidade de complementar com o que foi aprendido na escola,  tendo a oportunidade de ver erros e acertos nos assuntos tratados nos meios de comunicação media.


Referências Bibliográficas:

CITELLI, Adilson. Comunicacao e educação : a linguagem em movimento. São Paulo: Editora SENAC, 2000.

CITELLI, Adilson Odair. Meios de Comunicação e práticas escolares. Revista Comunicação e Educação. jan./ abr., p. 30-36. São Paulo, USP, 2000.

RONCATO,C. LACERDA,C . Possibilidades de desenvolvimento de linguagem no espaço da educação infantil. Revista distúrbios da comunicação, São Paulo, Agosto, 2005.


GRUPO : Camila de Oliveira Assugeni, Camila Rezende, Daniel Leonardo Ferreira, Pedro de A. Telles Macari

Sejam Bem Vindos.


Olá leitores!

Hoje vou falar com vocês sobre a comunicação!

Para que haja uma comunicação é necessário que tenha um emissor, um receptor, uma mensagem a ser enviada e um canal para que essa informação seja passada.

Há duas maneiras de se comunicar: verbal (escrita e falada) e não verbal (como símbolos e gestos)

Este semestre em EDP IV foi proposto a elaboração de um livreto sobre o Cerrado.

O livreto é um material de comunicação não verbal e impresso, assim como um cartaz, pôster e cartilha. E possui função de passar informação ou reforçar a informação verbal, também é utilizado como guia para dúvidas.

Este tipo de comunicação é interessante, pois é de baixo custo e pode ser lido em qualquer local e qualquer hora.

Neste livreto serão apresentadas algumas espécies de animais e plantas, mas também as características que marcam tão bem o nosso cerrado.

Bem... Estamos ansiosos para começar!

Até mais pessoal!

Grupo Composto por: Larissa Freitas; Jean Carlo; Priscila Estevam