sábado, 23 de abril de 2011

Curiosidades do Lobo-Guará



http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/animais-lobo-guara.php

O lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul, e apesar do nome, estudos genéticos indicam que ele não é um lobo,mas uma espécie distinta adaptada ao cerrado. É um animal tímido e se mantém afastado do ser humano; todavia é comum aparecer na sedes de fazendas, atraídos pelo cheiro da comida, principalmente do arroz cozido ou por animais domésticos como galináceos.
Se alimentam de vegetais, frutas silvestres e pequenos animais (roedores,reptéis,peixes). Entre suas adaptações ao Cerrado estão as pernas longas que facilitam a locomoção e a visualização sobre a grama alta;suas grandes orelhas e audição aguçada permitem ao animal localizar com facilidade pequenos animais sob a vegetação.
O lobo-guará é monogâmico e possui hábitos crepusculares e noturnos. Raramente um casal é visto junto fora da época de acasalamento. A reprodução se dá uma vez por ano, sendo que em cada cria nascem de 1 a 6 filhotes.
É uma espécie ameaçada de extinção devido à redução do seu hábitat, à caça generalizada,às queimadas e à captura para os zoológicos; neste último caso, alguns estudos apontam que para cada animal capturado outros cinco podem ser sacrificados. Por terem maior preço de mercado, os caçadores preferem animais adultos, porém a captura de um adulto pode deixar os filhotes desprotegidos e órfãos, pois invarialmente um dos pais é morto ao tentar defender sua prole.


Para saber mais acesse: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/animais/animais-lobo-guara.php




Nenhum comentário:

Postar um comentário