quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Apresentação da Introdução

Na última aula dia 25 de agosto fizemos as apresentações da introdução do livreto com temas mais diversificados, incluindo Fauna, Flora, conservaçao e degradação, espécies exóticas entre outros.
Fiquei com a introdução geral onde eu expliquei o que é Cerrado (denominação e origem da palavra), levantei um processo historico de degradação do cerrado, a importância da conservação e a ocupação do Cerrado por Urbanização, Agricultura e Pecuária.
Foi de grande relevância os temas abordados pois se mostram atuais e ainda de pouca visibilidade por parte da população que vê somente a Amazônia como vítima da exploração.
É importante estar trazendo a visão sobre o Cerrado para que haja estudos e levantamentos desse bioma que abrange 25% do territorio Nacional e 45% da América do Sul.
Foi so a primeira parte mais o caminhar do processo se mostra muito produtivo.

Até mais.

2 comentários:

  1. Professores, já mandei o meu email para o convite pro blog e não recebi nada ainda!! Mariana Teixeira

    ResponderExcluir
  2. Todo este contexto histórico de degradação e os principais problemas que afetam o Cerrado são temas importantes e pouco conhecido por muitas pessoas. Para muitos, a visão predominante do Cerrado é de uma vegetação seca, sem vida, e provavelmente com pouca diversidade. Um ambiente próprio para a agricultura e pastagens. Um fato importante no contexto histórico foi a mudança da capital do País para Brasília, bem na região central do bioma. A mudança das principais rotas atravessando o Cerrado e a valorização das terras próximas, intensificaram ainda mais as taxas de degradação.
    O Cerrado é a savana de maior extensão na América do Sul, e o maior bioma do país. Realmente sua distribuição original é de quase 25% do território. Mas não entendi quando você falou que ele ocupa 45% da América do Sul!? De qual fonte essa informação foi retirada? Pois o Cerrado não ocorre em quase metade da América do Sul. Dê uma conferida na informação e na fonte. Qualquer dúvida pode me mandar um e-mail.

    ResponderExcluir