terça-feira, 30 de agosto de 2011

Primeira dificuldade

Achei muito boa a idéia de elaborar um livreto, pois esse tipo de material pode colaborar para o conhecimento mais geral de determinado assunto, se feito com dedicação e boas referências, além de não possuir linguagem tão científica, o que permite atingir uma maior quantidade de pessoas. Para escrever um bom texto, eu como integrante do grupo que ficou responsável pela parte do livreto relativa às leis, fauna e conseqüências do fogo no cerrado, pesquisei bastante. No início pensei que seria muito tranqüilo, porém, ao procurar sobre os temas percebi que poucos são os artigos que abordam aspectos mais gerais. A grande maioria, pelo menos dos que pude encontrar, tratam de assuntos específicos, principalmente no caso da fauna, já que os artigos descrevem espécies específicas, o que dificultou escrever sobre esse tema.

Um comentário:

  1. Daryane, concordo com você sobre a elaboração do livreto. Também acho uma ótima idéia. Pois é uma forma de valorizar o que temos no Cerrado e levar essas informações para os alunos. Sendo que a maioria deles talvez nem vão ter o contato que temos, pois seguirão por outros caminhos. Um outro ponto importante do livreto se refere à vocês mesmo. Pois quando paramos para compilar, filtrar e resumir informações tão diversas e adequar esse conteúdo para o público alvo, estamos treinando para oportunidades futuras. Tanto ao escrever um artigo, um trabalho de conclusão de curso, para ministrar uma aula ou até mesmo em trabalhos nas empresas.
    E essa dificuldade inicial que temos ao encontrar informações específicas nos artigos é natural, e com essa prática isso vai ficando mais fácil. Pois passamos muitos anos acostumados com as informações já compiladas nos nossos livros didáticos e nas aulas. Mas quando nós temos que tomar a iniciativa para obter o que precisamos nos deparamos com muitas informações de todos os tipos. Mas tenho certeza que aos poucos e com o tempo isso será bem mais fácil!

    ResponderExcluir