segunda-feira, 7 de maio de 2012

Ema - Rhea americana (Linnaeus, 1758)


Distribuição geográfica e hábitat: A ema é a maior ave sul-americana, muito encontrada em campos abertos, inclusive no Cerrado.¹

História natural: Sua dieta é constituída basicamente de matéria vegetal, de alguns pequenos invertebrados e vertebrados, podendo ingerir pedras e/ou objetos. Quando se sente assustada ou ameaçada, a ave abaixa o pescoço levantando as asas e correndo de um lado para o outro.² Sua altura pode chegar a 1,5m e é uma ave que não voa. É um animal ovíparo, e bota seus ovos em ninhos construídos no solo e cobertos por folhas e penas e o macho é o responsável por chocá-los. Azevedo, C. S. de; et al, encontrou ninhos de emas em plantações de eucalipto, local antes considerado não adequado para a desova.  Pois as emas correm em zigue-zague quando se sentem ameaçadas, e o local possui muitas árvores agrupadas. Uma hipótese para se botar os ovos nessas plantações seria a inexperiência da(s) ave(s), mostrando que pode ter certa flexibilidade.³ Uma outra curiosidade é que o nome do Parque Nacional das Emas surgiu devido a um grande número de emas existentes no local.

Conservação: Ameaçado.
Foto: Walter Fukuhara


Para saber mais:
¹Azevedo, C. S. De; et al. The fishing rhea: a new food item in the diet of wild greater rheas (Rhea americana, Rheidae, Aves). 2006.
³Azevedo, C. S. de; et al. Unusual nest site for greater rheas (Rhea americana, Rheidae, Aves). 2006.
Cadima, C. I.; Marçal Júnior, Oswaldo. Notas sobre etnoornitologia na comunidade do distrito rural de Miraponga, Uberlândia, MG. 2004.
Marini, Miguel Ângelo; Garcia, Frederico I. Conservação de aves no Brasil. 2005.
²Gwynne, J. A. et al. Aves do Brasil: Pantanal e Cerrado. São Paulo: Editora Horizonte; Nova York, NY: Comstock Publishing Associates, 2010.


Nenhum comentário:

Postar um comentário