segunda-feira, 7 de maio de 2012


Tucanaçu (Ramphastos toco)



Distribuição e habitat:
Habita matas de galeria, cerrado e capões, e não vive exclusivamente em áreas florestadas, podendo ser encontrado também em áreas semi-abertas, próximas ao homem 1,2. Possui uma ampla distribuição no interior do Brasil, e possui ocorrência no Paraguai, Bolívia, Argentina, e Guianas 1.

História natural:
Além de ser conhecida popularmente como Tucanaçu, a espécie Ramphastos toco, recebe também o nome de Tucano toco ou simplesmente Tucano.
Possui um bico muito longo, porém leve, amarelo e laranja, com uma “gota” preta na ponta. Ao redor dos olhos há uma coloração azul, a região da garganta é branca, contudo a cor que mais predomina em seu corpo é o preto3. Caracteristicamente possui pés zigodáctilos (dois dedos direcionados para frente e dois para trás), facilitando a aderência nos galhos4
É o maior dos tucanos e sua base alimentar é constituída principalmente de frutas. Contudo para suprir a necessidade de proteína caça insetos e até mesmo pequenos lagartos, pequenos anfíbios e ovos de outras aves4.
Vive em casais ou bandos, e não apresenta dimorfismo sexual. Tanto a fêmea como o macho trabalham na incubação dos ovos, realizada em ninhos construídos em ocos de árvores.  A fêmea choca e o macho a alimenta, são postos de 3 a 4 ovos e o período de incubação é de 18 dias4.

Conservação:
Não está ameaçado de extinção segundo a Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, publicada pelo IBAMA (Instrução Normativa nº 3 de 27/05/2003, publicada no Diário Oficial da União n° 101 de 28/05/2003, Seção 1, p. 88-97), mas já está se tornando raro em algumas regiões5.

Para saber mais:

1 SICK, H. (1997) Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira.

2 PEÑA, M. R. DE LA E M. RUMBOLL (1998) Birds of southern South America and Antarctica. New Jersey: Princeton University Press.

3 GWYNNE, J. A. et al. Aves do Brasil: Pantanal e Cerrado. São Paulo: Editora Horizonte; Nova York, NY: Comstock Publishing Associates, 2010.

4SICK, H. Ornitologia brasileira. 3° edição. Editora Nova Fronteira. Rio de Janeiro, 2001. 863 p.

       5 CHIARELLO, A. G. (2000) Conservation value of a native forest fragment in a region of extensive agriculture. Braz. J. Biol. 60:237-247.



Nenhum comentário:

Postar um comentário