quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Catuaba (Anemopaegma arvense)

Anemopaegma arvense – catuaba (foto por Ana Maria Soares Pereira, disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=5872&bd=2&pg=1&lg


Um dos táxons vegetais escolhidos pelo meu grupo foi a Catuaba, sua escolha inicial baseou-se no pequeno conhecimento prévio do grupo sobre algumas propriedades medicinais apresentadas pela planta. Nossa primeira adversidade foi na definição de planta conhecida como Catuaba utilizaríamos, pois a que definimos durante a primeira aula era um cipó com distribuição por todo o Brasil. Em nossas pesquisas para definição do nome cientifico correto encontramos a espécie Anemopaegma arvense e optamos por utilizá-la, pelo fato dela ser endêmica do cerrado. Essa espécie é um arbusto da família das Bignoniaceae que é encontrado geralmente em áreas antropizadas e sujeitas a queimadas periódicas, o que favorece sua dispersão de sementes pelo vento. O extrato dessa planta é amplamente utilizado para produção de cosméticos, como estimulante afrodisíaco, no tratamento contra hipertensão e também estão descrevendo para esse táxon atividade anti-tumor.


Devido sua ampla utilização na medicina popular, acreditávamos que encontraríamos diversas informações sobre essa espécie, porém quando nos voltamos para literatura notamos que os dados básicos relacionados a espécie eram escassos, e seriam necessários recortes de diversos trabalhos para compor um texto que representa-se um pouco de sua biologia/ecologia. Outra surpresa para o grupo foi a escassez de informação relacionada as potencialidades medicinais da Catuaba, tendo em vista sua utilização citada anteriormente. Isso demonstra que o Cerrado possui grande potencial para pesquisa, e que podemos perder esse potencial com sua destruição.



Rafael Lima Martins

Um comentário:

  1. Oi Rafael,

    Vocês precisam entender que, ao longo do seu desenvolvimento científico, raramente vocês vão encontrar um único texto com todas as informações necessárias acerca de um tema. Por isso sempre fazemos pesquisas amplas para reunir os dados necessários para a construção de um texto.

    ResponderExcluir