No dia 27 de março de 2013 o nosso grupo foi na Escola Municipal Bezerra de Menezes (EMABEM), a professora de ciências Carla Ribeiro liberou dois horários para nós desenvolvermos a atividade. O nosso público alvo foi os alunos do 6º ano, no dia da visita 23 alunos estavam presentes.
Antes de começarmos a apresentar a aula expositiva sobre o Cerrado, explicamos sobre o "Caça ou tesouro" que seria realizado depois da apresentação do conteúdo. Os alunos se mostraram muito interessados na aula, anotando, fazendo perguntas e contando suas experiencias, o que foi muito gratificante e surpreendente para nós.
(Aula expositiva)
Após acabar a aula foi explicado novamente as regras do jogo e os alunos foram separados em grupos de 5 e 4 alunos. Como no dia em que fomos na escola estava chovendo nós levamos eles a um lugar coberto da escola a onde já tínhamos escondidos as cartas. Depois que eles recolheram todas as cartas, sentaram com seus respectivos grupos para selecionar as cartas que julgavam ser do bioma cerrado, os alunos justificaram em um papel cada carta que eles recolheram. No final da atividade eles entregaram as cartas e junto com eles fizemos a contabilidade dos pontos.
(Somando os pontos)
Com todos os pontos somados pedimos para que eles novamente se sentassem com o seu grupo, para assim entregarmos o prêmio para cada um deles. Todos ganharam a lembrancinha e quem ganhou o jogo no sua sacolinha surpresa tinha um prêmio diferente dos demais.
(Entregando os prêmios)
A partir da realização desse
projeto notamos a grande importância dos jogos educacionais na sala de aula.
Essa atividade foi enriquecedora para nossa formação acadêmica, visto que para
alguns dos integrantes do grupo foi à primeira experiência dentro do ambiente
escolar. A confecção do material didático foi muito importante porque
aprendemos que podemos inovar na sala de aula sem gastar muito e conseguir
alcançar grande parte da sala.
Grupo: Aline Nonato, Ana Elisa Lopes, Bruna Petersen, Bruna Bacalá e Nayra Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário