sábado, 22 de outubro de 2011

Construção do Livreto.

Produzir um texto para o livreto e passar o conteúdo para a comunidade envolve superar várias barreiras, desde a pesquisa à forma e didática na apresentação, passando pelas formas de interpretação, síntese e escrita do conteúdo final. Neste sentido, o trabalho desenvolvido permite não só avaliar as dificuldades como também entender maneiras de evitá-las nos projetos subseqüentes dentro da disciplina, do curso e da vida.

Quanto à pesquisa do conteúdo desejado, uma dificuldade inicial foi ter acesso a artigos de revistas científicas em meio eletrônico, no que se refere àquelas com necessidade de cadastro e pagamento para leitura na íntegra dos trabalhos. Sendo a maioria das revistas internacionais de qualidade escritas em inglês, outra barreira importante foi entender palavras e contextos muito específicos relatados no idioma, que contribuíam para o entendimento geral do tema descrito.

Em relação aos conteúdos encontrados, foi em geral difícil encontrar artigos ou livros que abordassem características gerais do tema, atendo-se eles muito mais a peculiaridades dos seres analisados. Quando encontramos, são estudos mais antigos ou estudos de teses.

Produzir o texto de forma a abordar de maneira sintética e clara todas as áreas sobre as quais é importante relatar é um ponto de marcada dificuldade de execução. Tornar ideias coesas e elaborar um contexto adequado para o livreto necessita de tempo para encontrar a melhor adaptação de cada frase no conteúdo escrito.

Outra consideração importante é no que se refere à forma de escrita e de expressão das ideias na apresentação que será feita para a comunidade. Tornar a atividade de linguagem acessível ao público-alvo é essencial para se garantir o interesse e o entendimento do que se apresenta. Muitas vezes, em se acostumando a termos técnicos da disciplina e falando-os com naturalidade, é importante se policiar para evitar tal uso e buscar uma relação de maior proximidade a quem é direcionado o projeto. Dessa forma, o trabalho obtém a eficácia desejada em seus objetivos de informar e aumentar o conhecimento do público sobre os temas abordados.


Uma boa semana a todos e até a próxima postagem.

Obrigada!



Jacqueline Manzan

Um comentário:

  1. Jackeline, além do conteúdo de sua análise reflexiva, o que destaco aqui é o refinamento da linguagem de seu texto escrito: precisão das palavras e construções frasais elaboradas.
    Sobre a disponibilidade de fontes bibliográficas, o periódicos capes, agora acessível também aos estudantes, resolveu grande parte do problema, pois esse recurso disponibiliza artigos científicos de inúmeras indexadas.
    Sobre o inglês, a literatura biológica está em grande parte compilada nesse idioma. Portanto, é urgente iniciar a leitura de textos em inglês, e este é um dos objetivos do presente projeto da EDP4.
    Até a próxima postagem!
    Wagner

    ResponderExcluir