segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O Lobo Guará e a Lobeira ...

Após passarmos pelos táxons vegetais, chegou o momento dos táxons animais para a construção do livreto. Depois de lermos e estudarmos a Solanum lycocarpum (lobeira), ela nos despertou varias curiosidades, uma delas sendo o Chrysocyon brachyurus (lobo guará), pois achamos muito interessante e importante as relações entre a lobeira e o lobo guará.
A lobeira produz um fruto denominado fruto de lobo, que é praticamente a dieta do lobo guará, por ser frutificado o ano todo e se de fácil disponibilidade para o lobo guará; essa interação também beneficia a lobeira, porque o lobo guará é o principal dispersor da semente do fruto da lobeira

http://www.flickr.com/photos/delfimmartins/3694236737/in/photostream 
     

Praticamente a escolha do táxon animal, o logo guará, foi devido a estudos prévios da lobeira, que nos despertou grande curiosidade sobre o lobo guará, além de ser uma espécie fascinante do cerrado. Não encontramos dificuldades com os artigos do lobo-guará, foi de fácil acesso e compreensão. Nos artigos analisados basicamente se tratava de temas semelhantes (dieta, bioecologia, caracterização).
Infelizmento o lobo guará se encontra vulnerável a extinção, as ameaças para a espécie incluem fragmentação de habitat, aumento da mortalidade de indivíduos por atropelamentos e perseguição e captura de filhotes. Há também crescente aumento de doenças provenientes de cães domésticos que poderiam ser uma ameaça para pequenas populações. O lobo-guará ainda é caçado para a retirada dos olhos como amuleto e por donos de propriedades rurais, com o argumento de evitar o ataque a aves e pequenos animais.


Essas foram mais informações que queríamos compartilhar com vocês sobre a espécie que escolhemos  trabalhar...
Até a próxima !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário