quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Algumas considerações sobre a Rã Pimenta (Leptodactylus labyrinthicus)


Rã-Pimenta. Disponível em: http://ipt.olhares.com/data/big/324/3243368.jpg

Durante os últimos meses de trabalho em EDP IV tivemos a oportunidade de realizar buscas em artigos, geralmente indexados, para elaboração de textos voltados a divulgação da fauna e flora do Cerrado. Durante o mês de outubro nossos esforços focaram-se em pesquisas relacionadas a fauna local (tendo em vista que foram vistos em meses anteriores a flora e os aspectos ecológicos do bioma). Essa aproximação do grupo com determinado táxon possibilita uma visão diferenciada desse organismo em estudo, pois além de serem enfatizadas para o livreto características gerais da espécie, também são abordadas questões relacionadas a sua biologia e ecologia, sua distribuição geográfica e aspectos de sua conservação. Essa perspectiva de trabalho contribui também com nossa formação, devido a utilização de buscas em artigos e o incentivo para iniciar a leitura de textos em inglês, idioma no qual toda a ciência é divulgada.
O táxon escolhido para realização desse trabalho foi o Leptodactylus labyrinthicus, popularmente conhecido no Brasil como Rã Pimenta, um animal de grande porte que pode ser encontrado também em países como a Bolívia, Uruguai e Argentina. Uma característica interessante desses organismos está relacionada ao desenvolvimento dos seus girinos, que inicia-se em um ninho de espuma deixado por seus parentais durante o amplexo (acasalamento). A fêmea adulta deposita ovos tróficos, que não se desenvolverão, para garantir a alimentação dos girinos enquanto permanecerem no ninho. Apesar desse desenvolvimento inicial, eles precisam ser conduzidos a corpos d'água, com o auxilio das chuvas, para completarem seu desenvolvimento.
Outro chamativo encontrado nessa espécie é seu comportamento territorialista, ele apresenta características morfológicas que o auxiliam como armas de combate nas disputas com outros machos. Esse comportamento pode ser observado em um vídeo postado recentemente no “youtube” pelo pesquisador Ariovaldo A. Giaretta, onde este simula com a mão um macho e sua vocalização no território de outro, evidenciando os movimentos feitos por um macho dessa espécie durante seu ataque (o vídeo pode ser visto em: http://www.youtube.com/watch?v=3eAsRgeOX7E).
Com isso, notamos a importância de um trabalho como o proposto, pois ele nos demonstra a beleza e as peculiaridades existentes nos diferentes modos de vida das espécies com as quais trabalhamos, essas considerações enfatizam apenas uma espécie, com a qual tive contato mais próximo, porém é certo que todas as outras trouxeram grandes contribuições a quem trabalhou com elas.

Por Rafael Lima Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário