segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O Lobo Guará e a Lobeira ...

Após passarmos pelos táxons vegetais, chegou o momento dos táxons animais para a construção do livreto. Depois de lermos e estudarmos a Solanum lycocarpum (lobeira), ela nos despertou varias curiosidades, uma delas sendo o Chrysocyon brachyurus (lobo guará), pois achamos muito interessante e importante as relações entre a lobeira e o lobo guará.
A lobeira produz um fruto denominado fruto de lobo, que é praticamente a dieta do lobo guará, por ser frutificado o ano todo e se de fácil disponibilidade para o lobo guará; essa interação também beneficia a lobeira, porque o lobo guará é o principal dispersor da semente do fruto da lobeira

http://www.flickr.com/photos/delfimmartins/3694236737/in/photostream 
     

Praticamente a escolha do táxon animal, o logo guará, foi devido a estudos prévios da lobeira, que nos despertou grande curiosidade sobre o lobo guará, além de ser uma espécie fascinante do cerrado. Não encontramos dificuldades com os artigos do lobo-guará, foi de fácil acesso e compreensão. Nos artigos analisados basicamente se tratava de temas semelhantes (dieta, bioecologia, caracterização).
Infelizmento o lobo guará se encontra vulnerável a extinção, as ameaças para a espécie incluem fragmentação de habitat, aumento da mortalidade de indivíduos por atropelamentos e perseguição e captura de filhotes. Há também crescente aumento de doenças provenientes de cães domésticos que poderiam ser uma ameaça para pequenas populações. O lobo-guará ainda é caçado para a retirada dos olhos como amuleto e por donos de propriedades rurais, com o argumento de evitar o ataque a aves e pequenos animais.


Essas foram mais informações que queríamos compartilhar com vocês sobre a espécie que escolhemos  trabalhar...
Até a próxima !!!

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Reflexão sobre o aprendizado

Apesar de tantas dificuldades já relatadas anteriormente por vários colegas da Biologia, como a grande maioria das publicações de vários artigos científicos e revistas, e de textos relacionados ao meio ambiente, alguns tratando especificamente sobre o Cerrado de nosso país, estarem publicados em inglês, e que a leitura, e a compreensão dificultaram um pouco nossas pesquisas. Porém, não podemos negar que a busca de entendimento nos ajudou na obtenção de amplo conhecimento, sobre este bioma.

Uma síntese do que aprendemos foi que o Cerrado é extremamente rico em fauna, flora, além de apresentar um potencial hídrico extenso, e que muitas espécies de animais e plantas ainda não são conhecidas ou ainda não foram catalogadas. Já chegou a ocupar um quarto da área do país, cobrindo vários estados, mas hoje resta menos de 20% dessa totalidade.

Conhecer sua importância, e as possíveis causas, riscos e consequências de destruição, como as descritas neste livreto, se tornam de fundamental importância na preservação e conservação do mesmo. Desta forma este trabalho pode ser um exemplo de fomentar projetos e ações, que efetivamente, conciliem crescimento financeiro e desenvolvimento sustentável.

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Fixação espinhal de Jibóia vítima de atropelamento

Ao procurarmos artigos para compor nosso texto para o livreto, sobre a espécie Boa constrictor,  a Jibóia, encontramos  um que nos chamou a atenção sobre o que é possível fazer para o bem-estar e sobrevivência dos animais.
            O artigo cuja referência é – DE SIMONE, Simone Borges Salgueiro; ANDRADE, Mariana Batista;HIRANO, Líria Queiróz Luz;  COSTA, Flávia Resende Martins; SANTOS, André Luiz Quagliatto. Utilização de placas de polipropileno e fios de náilon na técnica de fixação espinhal segmentar modificada em uma Jibóia. Ciência Rural, Santa Maria, v. 41, n. 5, p. 858-861, mai, 2011., trata desta possibilidade.
            Através de exames clínicos e radiográficos, realizados no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia, foi identificada uma luxação no terço médio da coluna vertebral de um exemplar adulto de jibóia, na qual procederam com a estabilização cirúrgica da lesão e, após avaliação de viabilidade, foi realizada a técnica de fixação espinhal segmentar modificada, na qual são utilizadas placas de polipropileno e fios de náilon.
            Os resultados do experimento foram satisfatórios,  com a estabilização da lesão, permitindo ao animal serpentear cranialmente à lesão. Interessante é que no artigo, os autores se referem à Jibóia como paciente, o que demonstra o respeito interdisciplinar aos seres vivos.
            As imagens abaixo são do experimento realizado.



Fig. 1 Lesão e cirurgia.Fonte: . Utilização de placas de polipropileno e fios de náilon na técnica de fixação espinhal segmentar modificada em uma Jibóia. Ciência Rural, Santa Maria, v. 41, n. 5, p. 858-861, mai, 2011.,

 Por  Evaldo Maia

Seriema : Do Ceddaro para nosso Livreto

Seriema - Cariama Cristata
  
Esta ave é um simbolo muito importante para o cerrado, pois, por meio das pesquisas que realizamos, percebemos que ela é totalmente adaptada ao ambiente de campo aberto do cerrado. É comum encontrar essa ave, empoleirada em troncos e galhos de árvores, em cercas a margem de estradas de chão.
O seu canto é muito característico no cerrado, por ser um cato longo, com um som marcante, que pode ser ouvido em até 1km de distancia.
A Seriema possue uma alimentação geralmente carnívora, por insetos e pequenos vertebrados, e algumas vezes serpentes. Essa ave segura com o bico a sua presa e a bate violentamente contra o solo pra depois se alimentar.
Conservação dessa ave é de grande importância para o equilíbrio do ambiente, pois ela realiza o controle biológico das espécies que são suas presas, por exemplo, ratos, gafanhotos, etc. É de grande importância a conservação de seus predadores, pois sem eles esta ave pode aumentar sua população descontroladamente prejudicando o ambiente em que vive e até mesmo a agricultura ali presente.
Essas são caracteristicas importantes sore a Seriema, de acordo com a pesquisa que nosso grupo realizou.

sábado, 22 de outubro de 2011

Construção do Livreto.

Produzir um texto para o livreto e passar o conteúdo para a comunidade envolve superar várias barreiras, desde a pesquisa à forma e didática na apresentação, passando pelas formas de interpretação, síntese e escrita do conteúdo final. Neste sentido, o trabalho desenvolvido permite não só avaliar as dificuldades como também entender maneiras de evitá-las nos projetos subseqüentes dentro da disciplina, do curso e da vida.

Quanto à pesquisa do conteúdo desejado, uma dificuldade inicial foi ter acesso a artigos de revistas científicas em meio eletrônico, no que se refere àquelas com necessidade de cadastro e pagamento para leitura na íntegra dos trabalhos. Sendo a maioria das revistas internacionais de qualidade escritas em inglês, outra barreira importante foi entender palavras e contextos muito específicos relatados no idioma, que contribuíam para o entendimento geral do tema descrito.

Em relação aos conteúdos encontrados, foi em geral difícil encontrar artigos ou livros que abordassem características gerais do tema, atendo-se eles muito mais a peculiaridades dos seres analisados. Quando encontramos, são estudos mais antigos ou estudos de teses.

Produzir o texto de forma a abordar de maneira sintética e clara todas as áreas sobre as quais é importante relatar é um ponto de marcada dificuldade de execução. Tornar ideias coesas e elaborar um contexto adequado para o livreto necessita de tempo para encontrar a melhor adaptação de cada frase no conteúdo escrito.

Outra consideração importante é no que se refere à forma de escrita e de expressão das ideias na apresentação que será feita para a comunidade. Tornar a atividade de linguagem acessível ao público-alvo é essencial para se garantir o interesse e o entendimento do que se apresenta. Muitas vezes, em se acostumando a termos técnicos da disciplina e falando-os com naturalidade, é importante se policiar para evitar tal uso e buscar uma relação de maior proximidade a quem é direcionado o projeto. Dessa forma, o trabalho obtém a eficácia desejada em seus objetivos de informar e aumentar o conhecimento do público sobre os temas abordados.


Uma boa semana a todos e até a próxima postagem.

Obrigada!



Jacqueline Manzan

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Curiosidades do Barbatimão

Durante a minha pesquisa sobre a espécie Stryphnodendron adstringens tive acesso a uma informação que achei muito interessante, que se diz respeito a polinização dessa planta. Essas plantas ao atraírem seus agentes polinizadores precisam se proteger contra a herbivoria,elas se protejem produzindo princípios tóxicos depositados em seu néctar. Devido a esse motivo causam grandes prejuízos na apicultura, cujo néctar causa toxicidade ou repelência a Apis mellifera¹, que são abelhas polinizadoras do Stryphnodendron adstringens.



1.ALVES, J.E.Néctar e pólen tóxicos para Apis mellifera. Instituto Agropolos do Ceará. Ceará, 2006. 8p.









quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Uma nova História...

Contar uma História tem sido o desafio do grupo de EDP VI. Nosso conto? O Cerrado Brasileiro. Nosso objetivo? Transmitir ao povo um conhecimento básico sobre a diversidade da fauna e flora desse bioma.
A arte de contar uma história se faz presente nessa tarefa, pelo fato de termos que relatar a vida de plantas e bichos característicos do Cerrado. Descrever suas especialidades seus habitats, suas comidas prediletas, (para o caso dos animais) os dispersores das sementes, (para o caso das plantas) e dentre outras peculiaridades tem sido nosso foco nestes últimos dias.
Olhar por entre "céus e terras", em busca de algo que fascinasse não só ao autor, mas também que levasse o leitor a se encantar pelas belezas do Brasil, faz desse trabalho mais que uma simples descrição sobre as característica do bioma em questão. Na verdade, a responsabilidade que cada um tem sobre seu tema, segue o caminho da imaginação e sobretudo o de atingir o fascínio do leitor pelo texto descrito. Nesse sentido, houve uma árdua porém satisfatória pesquisa concernente ao tema, para que nosso embasamento científico, transpassasse o âmbito das informações e tangesse o campo da aprendizagem.
As redes sociais que temos utilizado para divulgação destes trabalhos e, não somente com esse fim, mas obtermos as informações necessárias em favor do bom desenvolvimento do grupo, tem sido de grande valia para nós. Trabalhar com elas é, contudo, essencial para a vida. As tecnologias frente ao mundo moderno se faz cada vez mais presente em nosso cotidiano. E oportunidades como essa que a Universidade e, mais que isso, que os professores têm nos dado, são raras e de suma importância para nossa vida profissional. Sabemos que hoje em dia não se consegue muitas coisas se não tivermos um bom Inglês e um bom desempenho frente as novidades que nos são oferecidas. Dessa forma, ressalto que os Blog's, o Mendeley, os e-mail's, os sites de pesquisas universitárias, as revistas online e dentre outras diversas fontes por nos utilizadas, tem sido contudo, o chão para a construção do nosso livreto.
Diante desse cenário, agradeço a professora Maria e Flávia, por mais essa etapa concluída e pelos conhecimentos por nos adquiridos através de suas experiencias à nos passada. Nossas expectativas de que no final o livreto alcance todos os objetivos propostos, são grandes. O desejo de que consigamos publicar esse trabalho é notório. E isso não remete ao simples fato da publicação, mas de uma vitória conquistada com muito esforço e trabalho de todos. Um mérito que merece honra!
Bom dia à todos!
Acabando mais uma etapa de EDP IV, conseguimos compreender melhor a relação artigo-acadêmicos, em que encontramos dificuldades no começo mas agora já estamos nos familiarizando. Com a ajuda do Mendeley ficou mais clara a procura por artigos. Apesar das correções dos textos estarem sendo um pouco desgastantes, estamos aprendendo como nos tornar profissionais qualificados em um exigente mercado de trabalho.

Abraços!
Isabella.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Catuaba (Anemopaegma arvense)

Anemopaegma arvense – catuaba (foto por Ana Maria Soares Pereira, disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/?art=5872&bd=2&pg=1&lg


Um dos táxons vegetais escolhidos pelo meu grupo foi a Catuaba, sua escolha inicial baseou-se no pequeno conhecimento prévio do grupo sobre algumas propriedades medicinais apresentadas pela planta. Nossa primeira adversidade foi na definição de planta conhecida como Catuaba utilizaríamos, pois a que definimos durante a primeira aula era um cipó com distribuição por todo o Brasil. Em nossas pesquisas para definição do nome cientifico correto encontramos a espécie Anemopaegma arvense e optamos por utilizá-la, pelo fato dela ser endêmica do cerrado. Essa espécie é um arbusto da família das Bignoniaceae que é encontrado geralmente em áreas antropizadas e sujeitas a queimadas periódicas, o que favorece sua dispersão de sementes pelo vento. O extrato dessa planta é amplamente utilizado para produção de cosméticos, como estimulante afrodisíaco, no tratamento contra hipertensão e também estão descrevendo para esse táxon atividade anti-tumor.


Devido sua ampla utilização na medicina popular, acreditávamos que encontraríamos diversas informações sobre essa espécie, porém quando nos voltamos para literatura notamos que os dados básicos relacionados a espécie eram escassos, e seriam necessários recortes de diversos trabalhos para compor um texto que representa-se um pouco de sua biologia/ecologia. Outra surpresa para o grupo foi a escassez de informação relacionada as potencialidades medicinais da Catuaba, tendo em vista sua utilização citada anteriormente. Isso demonstra que o Cerrado possui grande potencial para pesquisa, e que podemos perder esse potencial com sua destruição.



Rafael Lima Martins


Para quem esperava apenas espinhos em EDP 4, se enganou. A professora Maria nos apresentou algo que facilitará nossas vidas, acadêmicas, ao menos. Com a utilização do Mendeley, uma biblioteca que pode ser disponibilizada em seu computador e compartilhada em rede, ficou fácil de organizar nossos artigos e de incluí-los nas nossas referências. Ele apresenta várias ferramentas, mas particularmente estou em fase de exploração. Uma das ferramentas por mim utilizadas com frequência foi o bloco de notas. Com ele, podemos fazer anotações acerca do texto lido, facilitando a extração das ideias principais do artigo.
Outra vantagem que encontrei no Mendeley é que podemos organizar pastas internas, permitindo que os artigos sejam organizados por temas, assuntos, relevância, enfim, da forma que achar pertinente.
Ainda, para comprovar que vale a pena utilizá-lo, quando você digita um texto, existe um atalho para incluir a referência de acordo com um modelo pré-estabelecido. Desta forma, você não arrisca em incluir uma referência de forma errada.
No site está disponível vários tutoriais, onde se explica como utlizar a biblioteca, com a vantagem de exercitar nosso inglês!
Espero ter convencido vocês a utilizarem o Mendeley!

Construção do livreto




Nesta etapa do EDP IV as professoras nos solicitaram uma pesquisa de espécies que fossem nativas do Cerrado, cada grupo teria que pesquisar três espécies, para dar continuação na construção do livreto, que será apresentado no final da disciplina. E assim iniciamos o nosso trabalho...No inicio da minha pesquisa tive algumas dificuldades, tais como: saber identificar o nome do autor e a família que a planta pesquisada pertencia. A espécie que eu pesquisei foi o barbatimão, e o seu nome científico é Stryphnodendron adstringens (Mart.) Coville, (Mart.) Coville é o nome do autore, e eu insistia em procurar o nome do autor, foi quando falei com uma das professoras e ela me informou que esse dado já estava descrito. E pelo fato de ficar presa ao roteiro que as professoras passaram, não consegui escrever algo além do solicitado. Acredito que pelo fato de não ter o hábito de pesquisar e escrever sempre acabamos ficando inseguros, e com isso nos limitamos apenas a um único contexto. O trabalho proposto em EDP IV é muito rico, e nos acrescenta a cada novo momento do curso, as professoras sempre muito atenciosas e dispostas a sanarem as nossas dúvidas, sempre preoculpadas em nos ensinar a maneira correta de pesquisar e os cuidados que devemos tomar quando estamos utilizando citações de outros autores. Durante a pesquisa aprendi uma coisa que me chamou muito a atenção, quando estamos utilizando um artigo base para a nossa pesquisa e nele há uma citação de outro autor que tenhamos a intenção de usá-la em nossa pesquisa, devemos procurar o artigo original para conferir se realmente é aquela informação que ele está dizendo e assim citarmos ela em nosso trabalho.




Fonte imagem: fococarajas.com.br


terça-feira, 4 de outubro de 2011

MANGABA

http://youtu.be/7p59MRYureQ

Bom dia, pessoal!
Esse vídeo é muito interessante sobre a mangaba! deêm uma olhada!

Beijos, Isabella!

domingo, 2 de outubro de 2011

Interação entre plantas e animais


Ao pesquisar artigos para fazermos nossos textos das espécies de plantas do Cerrado, tive contato com um artigo bastante interessante: "Floração Sincrônica e Sistemas Reprodutivos em Quatro Espécies de Kielmeyera Mart". Nele, a autora apresenta as 4 espécies de Kielmeyera, popularmente conhecida como pau-santo, assim como seus agentes polinizadores e sua importância. Suas flores apresentam corolas abertas de cor albo-rósea, contrastando com estames amarelos, que apresentam glândulas produtoras de perfume doce peculiar a Kielmeyera. São visitadas por 21 espécies de abelhas, porém, apenas duas são consideradas polinezadoras efetivas do pau-santo.
Durante a coleta de pólen, as abelhas fêmeas do gênero Xylocopa lançam um som agudo, diferente daquele produzido durante o vôo. O pólen é retirado por vibração das anteras e posteriormente transferido para as patas traseiras.
Desta forma, podemos observar que cada espécie, seja ela de planta ou de animal, possui sua importância ecológica, ressaltando a importância da preservação das espécies, seja ela qual for, para a manutenção do equilíbrio ecológico.


Referência:
BARROS, M.A.G. Floração sincrônica e sistemas reprodutivos em quatro espécies de kielmeyera MART. (guttiferae). Acta bot. bras. V.16, n.1, p. 113-122, 2002.

Imagem:
Fonte: http://cerradodademetria.blogspot.com/2008/01/flores-do-pau-santo.html
Acesso: 02/10/2011 às 20:45.