quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Athene cunicularia


Coruja buraqueira (Athene cunicularia) - (Molina, 1782)


Pedro H. Morais

Distribuição geográfica:     Tem ocorrência ampla, incluindo cerrados, pastos e também parques urbanos.¹ É encontrada do Canadá a Argentina e ocupa quase todo território brasileiro.³

História natural:       A coruja buraqueira se alimenta de insetos, pequenos roedores, anfíbios e também pequenos pássaros.²  Possui hábitos noturnos e diurnos, concentrando sua maior atividade nos períodos de crepúsculo.³ Possui esse nome por fazer seus ninhos em buracos no chão, tem a capacidade de cavá-los mas muitas vezes usa tocas abandonadas de outros animais ¹, como tatus.²         A postura normal é de 7 ovos que são incubados durante cerca de 24 dias.¹ Durante o período de postura o macho é o único responsável em fazer a vigia do ninho.³ O adulto possui em média 23cm. São de cor predominantemente marrom com manchas brancas nas costas e nas asas e seus olhos são amarelos.¹

Conservação : Devido a grande distribuição e a alimentação variada, a coruja buraqueira não encontra-se ameaçada de extinção.

Referências

¹ GWYNNE, J. A. et al. Aves do Brasil: Pantanal e Cerrado. São Paulo: Editora Horizonte; Nova York, NY: Comstock Publishing Associates, 2010.


³ PERILLO, Alyne et al. Padrões de atividade da coruja-buraqueira, Athene cunicularia (Strigiformes: Strigidae), no campus da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, e comentários sobre um peculiar  comportamento de estocagem de alimento. Atualidades Ornitológicas, ISSN 1981-8874, On-line, n. 160, p. 55 -58, mar/abr. 2011.





Nenhum comentário:

Postar um comentário