terça-feira, 2 de outubro de 2012

EDP IV: FLORA DO CERRADO

Ola pessoal, dando continuidade as postagens, vou falar um pouco sobre a parte que fiquei responsável.

  Cajui, cajuzinho do cerrado² (Anacardium humile St. Hill ¹ )


Distribuição geográfica e habitat : Se distribuem pela Bahia, Distrito Federal,Mato -Grosso,Mato Grosso Do Sul,São Paulo, Goiás e Minas Gerais.² E habitam o Cerrado, Campo sujo e Campo limpo. 6 São da família Anarcadiaceae. ¹
 Características gerais: Seu porte é Arbusto esparramado, de caule comprido, tortuoso, quase subterrâneo, provido de reservas aquosas que lhe permitem atravessar as mais rigorosas secas.³ As folhas alternas,simples,pecioladas e subsésseis e sem estipulas². Coloridas quando novas.³.Suas flores são pequenas, brancas, róseas ou amarelo-brancacentas com estrias roxas na base, em panículas ampla.³ O fruto verdadeiro noz, acinzentado, brilhante, semente única e o pseudofruto(pedúnculo desenvolvido)vermelho, claviforme, polpa alva,suculenta.² A floração se da em setembro e novembro  e a frutificação é no inicio do verão.5
Utilização: Pode ser utilizado na alimentação , como cauterização, anti-sifilico, para diarreia, glicemia, dor de dente, dentre outras coisas.
Conservação: extinção. 6

 Referencias:

 1-CUNHA,S.A.; BORTOLOTTO,I.M. Etnobotânica de Plantas Medicinais no Assentamento Monjolinho, município de Anastácio, Mato Grosso do Sul, Brasil. 2011.
2- BARBOSA,D.B. Avaliação das atividades antimicrobiana,antioxidante e analise preliminar da mutagenicidade do extrato aquoso das folhas de Anacardium humile St. Hill Anarcadiaceae.2008.
3-PLANTAS DO NORDESTE, ESPECIALMENTE DO CEARÁ. Edição especial para o Acervo Virtual Oswaldo Lamartine de Faria.
4-LONDE,L.N.;SOUZA,C.R .S.;VIEIRA,C.U.;BONETTI,A.M.;KERR,W.E. EFEITO DO BENOMYL E IDENTIFICAÇÃO DE FITOPATÓGENOS EM MEIO MS PARA CONTROLE DA CONTAMINAÇÃO NA MICROPROPAGAÇÃO DE Anacardium humile (Anacardiaceae).2007.
5-POTT, A.; POTT,V.J.;SOBRINHO,A.A.B. PLANTAS ÚTEIS À SOBREVIVÊNCIA NO PANTANAL. 2004.
 6-PEREIRA, C.R. FORMAÇÃO GASTRONOMICA DO CERRADO-ESTADO DE GOIAS. BRASILIA. 2008.
7-GUIA ILUSTRADO DE PLANTAS DO CERRADO DE MINAS GERAIS. 2001


 GRUPO: JESSICA FERREIRA, FERNANDA VELASCO,THAMIRES MANFRIM

Nenhum comentário:

Postar um comentário