terça-feira, 23 de outubro de 2012

Divulgando a aplicação do material...


Boa tarde, pessoal!

Durante esses últimos meses, em todo o processo de confecção do livreto, buscamos informações e conhecemos um pouquinho do Cerrado. Podemos ver algumas de suas maravilhas e nos encantamos com suas diversas cores e sabores.

Assim, após todo esse trabalho, foi incumbido aos grupos, que de algum modo, divulgasse e propagasse as informações sobre esse bioma.

Então, nosso grupo, acabou por trabalhar com adolescentes do ensino médio. Participaram da atividade, 13 alunos de diversas salas do 1° ao 3° ano do ensino médio de uma escola estadual, aqui em Uberaba-MG.

Mostramos a eles um vídeo, que trazia informações sobre ecologia, flora e fauna do Cerrado. Após, batemos um papo sobre as informações contidas no vídeo e sobre aquilo que eles já sabiam, ou ouviram falar sobre o assunto.

Depois de terem compreendido um pouquinho da dinâmica desse bioma, pedimos a eles que escrevessem, em poucas palavras, propostas e novas perspectivas de atuação na busca da manutenção e  preservação desse bioma que sofre ameaça.
Vejamos algumas opiniões:

“Podemos preservar nosso Cerrado punindo de certa forma as pessoas que desmatam, não só as fazendo pagar uma multa pelo que fizeram, mas tendo que plantar tudo aquilo que elas desmataram.” Brenda 1° E e João Vitor 2°D

“Na minha opinião, para manter não só o Cerrado, mas como qualquer bioma, seria diminuir o desmatamento, o avanço das hidroelétricas, pois não é necessário tanta hidroelétricas em uma região tão pouco habitada como o Centro-Oeste e Norte.” – Gabriela 3°G

“Deveria de ter uma conservação do nosso Cerrado; os agropecuaristas estão desmatando aos poucos as árvores nativas. Os animais que ali vivem morrem e alguns deles são ameaçados de extinção. A conscientização é crucial para o cerrado.” – Paulo Júnior 3°A

Toda a dinâmica ocorreu de forma calma, com interessante  e participação dos alunos. Eles estavam meio tímidos, mas mesmo assim opinaram.

Assim, encerramos nossas atividades na disciplina de EDP 4. O livreto está sendo finalizado pelo grupo de formatação e logo estará ‘finalmente finalizado’.

Agradecemos a colaboração e orientação dos professores e demais colegas de turma, e esperamos que tenhamos correspondido à proposta.

E que venha o próximo período.
Abraço.

Fernanda Velasco, Jéssica Ferreira e Thamires Manfrim.










Nenhum comentário:

Postar um comentário