domingo, 12 de junho de 2011

Afinal, quem é o Gato Mourisco?




Após nossa última aula de campo de Diversidade de Vertebrados confesso que eu, uma apaixonada por Felinos, fiquei com a curiosidade de saber como seria o tal Gato Mourisco que apenas pudemos sentir o forte cheiro de sua urina. Então comecei a pesquisar um pouco sobre este animal e trago para vocês algumas informações obtidas.

Também conhecido como Jaguarundi (Herpailurus yagouaroundi), é um gato selvagem que pode atingir até 80cm de corpo e 50cm de cauda enquanto seu peso varia de 3 a 9kg. Sua cabeça é curta, as orelhas são pequenas e arredondadas e os olhos bem voltados para a frente. Sua distribuição pelo Brasil é ampla porém é considerada como vulnerável em algumas regiões e ameaçado de extinção em Minas Gerais.
Esse felídeo pode às vezes ser confundido às lontras e ariranhas por apresentar morfologia um tanto quanto diferente aos outros táxons de sua família. Habita matas fechadas e sua dieta consiste de ovos, pássaros, anfíbios, peixes e roedores. O período de gestação é de cerca de 70 dias, quando nascem de 2 a 4 filhotes. Ao contrário dos outros felinos, sua atividade é diurna e pode dividir espaço com outros animais da mesma espécie.
É um dos felinos de maior distribuição geográfica, mas é difícil de ser encontrado devido a seu grande espaço de atividade que se figura em torno dos 50km².

É o único Felídeo brasileiro que não se encontra na Lista da Fauna Brasileira ameaçada de extinção, mas como aos demais felinos encontra-se vulnerável devido à fragmentação de seu habitat natural já que precisam de grandes áreas de atividade para viverem bem.

Para saber mais:

Nenhum comentário:

Postar um comentário