quinta-feira, 16 de junho de 2011

Meu Ipê, meu Ipêzeiro, meu Ipê de flor amarela!

Pô gente, eu estava olhando o blog e observei que quase só tem fauna por aqui... e as plantinhas?
Bom, agora vamos ter um pouco do que algumas pessoas chamam de símbolo do Brasil.

O Ipê é uma árvore da família Bignoniaceae e todas as cerca de cem espécie pertencem ao gênero Tabebuia. Ocorrendo desde o México até o norte da Argentina.

Suas espécies são agrupadas de acordo com a cor de suas flores em: amarela, roxa e branca. O florescimento de árvores como o Ipê depende de condições climáticas, solo e a saúde do individuo, assim, como o nosso clima de chuvas e temperaturas são instáveis, é difícil determinar um período de florescimento.


Tabebuia sp. 
(As espécies de Tabebuia que produzem flores amarelas são: T. chrysotricha, T. orchracea. T. alba e T. vellosoi).


No Brasil, a Amazônia é uma grande contribuinte para a exportação de madeira, no entanto, muitas das árvores utilizadas para a venda estão com o seu reservatório gênico diminuído por ações antrópicas como é o caso da Swietenia macrophylla, o mogno. Assim, grandes esforços de pesquisadores vem sendo feito para encontrar árvores que possam substituir espécies ameaçadas. Entre elas o Ipê ganha grande destaque. Além de ser utilizado no comércio, o Ipê é usado na arborização urbana de parques e ruas.



Para saber mais:
MAEDA, J. A.; MATTHES, L. A. F.; Conservação de sementes de Ipê. Bragantia, Campinas, 43(1) :51-61, 1984.
ALMEIDA, A. N.; ANGELO, H.; SILVA, J. C. G. L.; HOEFLICH, V. A.; Mercado de madeiras tropicais: substituição na demanda de exportação. Acta Amaz. vol.40 no.1 Manaus Marc. 2010.

Um comentário:

  1. O gênero pode ter cerca de 100 espécies, mas nem todas são necessariamente ipês. Conferir!!!

    ResponderExcluir