sábado, 11 de junho de 2011

Um não urso comedor de mel...

A Irara - Eira barbara, não é endemica do cerrado, possui grande distribuição geográfica, ocorrendo desde o México até o norte da Argentina. É um animal ativo a partir do entardecer, solitário e encontrado em áreas de florestas.

Eira barbara possui corpo esguio e musculoso, a cauda longa e as orelhas pequenas e arredondadas. É um animal com plasticidade alimentar, se alimentando de frutas, mel (em algumas regiões é chamado de Papa-Mel por ser este seu alimento preferido) e outros vertebrados como ratos e aves por exemplo. Ela possui grande habilidades com as mãos, sendo capaz de girar um fruto até apanha-lo.

Variação no padrão de coloração em Eira Barbara .

                         Variação no padrão de coloração em Eira Barbara .

A coloração deste táxon varia de acordo com o local de ocorrência. Variando em colorações escuras pelo corpo, em outras a cabeça é mais escura em relação ao corpo. No Brasil ha registros destes animais apresentando coloração branca-amarela e corpo escuro com cabeça e pescoço cinza.

A diferença na coloração de mamíferos é relacionada a camuflagem, a comunicação entre os indivíduos e funções físico-fisiológicos de acordo com o ambiente. Na irara essa variação fenotípica, pode estar relacionada a diferenças climáticas, faixa etária, sexo, peso e entre outros fatores.


PARA SABER MAIS:
TORTATO, F. G.; ALTHOFF, S. L.; Variações na coloração de iraras (Eira barbara Linnaeus, 1758 -
Carnivora, Mustelidae) da Reserva Biológica Estadual do Sassafrás, Santa Catarina, sul do Brasil. Biota Neotropica, v7 (n3) - bn02007032007.

Fonte da segunda foto: http://ra-bugio.zip.net/arch2005-11-20_2005-11-26.html

Site Terra da Gente: http://eptv.globo.com/terradagente/0,0,2,326;3,irara.aspx


Nenhum comentário:

Postar um comentário