domingo, 8 de abril de 2012

O Cerrado é um mosaico de formações

O primeiro passo para a escrita do livreto é a introdução. Nela devemos encontrar aspectos da Ecologia do Cerrado, e um desses aspectos são as fitofisionomias, que são os tipos de vegetação que encontramos no Bioma.
O Cerrado é caracterizado pela presença de árvores baixas, com troncos tortuosos e ramificações irregulares, com casca espessa e muitas vezes tem a presença de evidências de queimadas. Ele não possui uma única fitofisionomia
em toda sua extensão. É classificado em lato sensu (sentido amplo) e stricto sensu (sentido restrito). Nas formações lato sensu, podemos ver de formações campestres até florestais, já nas formações stricto sensu observamos plantas herbáceas e gramíneas em quantidade maior que plantas arbustivas.

Podemos ver na imagem a seguir, os diferentes tipos de fitofisionomias do bioma:
Fonte: WWF Brasil. http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/areas_prioritarias/cerrado/bioma/cobertura_vegetal/.

Dentre as principais formações, encontramos:

1) Cerradão: É a floresta do Cerrado. Possui aspectos xeromórficos, as árvores são mais desenvolvidas do que as de outras fisionomias devido ao solo úmido e as copas das árvores formam um dossel fechado, formando sombra no interior da floresta. Esse tipo de fisionomia cobre aproximadamente 50% da extensão do bioma.

2) Campo Limpo: Há a ausência total de árvores nessa formação, com presença apenas de gramíneas e vegetação herbácea densa, com alguns arbustos.

3) Campo Sujo: Nessa formação, a vegetação é de gramíneas, herbáceas e arbustos esparsos (espalhados).

4) Campo Rupestre: Formação herbácea-arbustiva, com rara presença de pequenas árvores de até 2 metros de altura. Está presente em costões rochosos

5) Mata Ciliar: Presença de árvores de médio e grande porte, em margens de rios, que podem ser mais eretas e menos ramificadas.

6) Veredas: São pequenos cursos d’água que se formam em solos arenosos, com gramíneas cobrindo toda a superfície alagada, e presença da espécie Mauritia flexuosa (buriti).

A seguir, estão algumas imagens de algumas fitofisionomias do Bioma Cerrado:
Fonte: Portal Scielo - http://www.scielo.br/img/revistas/ne/v38n1/03f1.jpg.

Referências:

José Felipe Ribeiro; Bruno Machado Teles Walter. Veredas do Cerrado. Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia16/AG01/arvore/AG01_65_911200585234.html. Acesso em: 08 de Abril de 2012.

José Felipe Ribeiro; Bruno Machado Teles Walter. Mata Ciliar. Disponível em: http://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Agencia16/AG01/arvore/AG01_66_911200585234.html. Acesso em: 08 de Abril de 2012.

FERREIRA, I. M. 2009. Bioma Cerrado: Um estudo das paisagens do Cerrado. Disponível em: http://www4.fct.unesp.br/ceget/paisagens.pdf. Acesso em: 08 de Abril de 2012.


Postagem por: Camila Rezende Rodrigues, Camila de Oliveira Assugeni, Daniel Leonardo Ferreira e Pedro de Almeida Telles Macari.


Nenhum comentário:

Postar um comentário