domingo, 8 de abril de 2012

O cerrado é uma das savanas tropicais mais biodiversas do mundo - parte 1

Sabemos que o Bioma Cerrado possui grande diversidade biológica, destacando-se não só no Brasil, mas também no mundo. Essa biodiversidade é representada não só no ponto de vista faunístico, como também no florístico, devido à diversidade de habitats encontrados.
Dados da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) confirmam a existência de aproximadamente 320.000 espécies de animais neste bioma, sendo menos de 1% formado por vertebrados, 28% de invertebrados, e o restante representado por vírus, fungos, protozoários e outros grupos. O grupo de animais vertebrados mais expressivo no Cerrado é o das Aves, são 837 espécies, com 5,3% de endemismo (só ocorrem em uma determinada localidade). Aproximadamente 200 espécies são de mamíferos, nível de endemismo de 23%. Peixes são 1200 espécies, e 29% delas endêmicas. Devido à degradação do bioma, a herpetofauna (anfíbios e répteis) não é tão conhecida,
dos dados que se tem hoje são 180 espécies de répteis, sendo 17% delas endêmicas, e 195 espécies de anfíbios, e 22% delas endêmicas. Exemplos dos animais mais conhecidos são: tatu, lobo-guará, jaguatirica, anta (mamíferos); jiboia, cascavel, jararaca e lagarto teiú (répteis); seriema, araras, tucanos, papagaios e gaviões (aves).


Fig. 1. Seriema (Cariama cristata). Fonte: Embrapa -
http://www.faunacps.cnpm.embrapa.br/ave/seriema.html


Fig. 2. Jaguatirica (Leopardus pardalis). Fonte: Embrapa - http://www.faunacps.cnpm.embrapa.br/mamifero/jaguatir.html



Referências:
FALEIRO, Fábio G.; SOUSA, Evie dos S. Pesquisa, desenvolvimento e inovação para o Cerrado. Planaltina, DF: Embrapa Cerrados, 2007. 138 p.
KLINK, C. A.; MACHADO, R. B. A Conservação do Cerrado Brasileiro. Megadiversidade. Belo Horizonte, v. 1, n. 1, jul. 2005. Disponível em: http://www.conservacao.org/publicacoes/files/20_Klink_Machado.pdf. Acesso em: 08 de Abril de 2012.
Ministério do Meio Ambiente. Biodiversidade do Cerrado e Pantanal: áreas e ações prioritárias para a conservação. Brasília: MMA, 2007. 540 p.


Postagem por: Camila Rezende Rodrigues, Camila de Oliveira Assugeni, Daniel Leonardo Ferreira, Pedro de Almeida Telles Macari.

Nenhum comentário:

Postar um comentário