terça-feira, 17 de abril de 2012

2° Etapa - táxons animais do cerrado - Vai um peixinho aí ?


Lambari do Rabo Amarelo (Astyanax Bimaculatus)


Disponível em: http://postimage.org/image/40riz5zlb/




Olá pessoal!

Dando continuidade às nossas atividades do cerrado, vamos falar agora de um peixinho muito comum nesse bioma, e muito conhecido pelos pescadores! O lambari-do-rabo- amarelo.
O lambari-do-rabo-amarelo (Astyanax bimaculatus) é uma espécie nativa, de pequeno porte, que aceita alimentação artificial com bastante facilidade e apresenta bom potencial para a aquicultura, pois é bastante apreciado como petisco, além de ser muito requisitado como isca para a pesca esportiva¹.
Um dos mais belos "lambaris", possui comportamento pacífico. Habita valas de drenagem, pequenos córregos e lagos artificiais e é encontrado em inúmeros rios como o Tietê e Paraná² .
Sua coloração é adquirida principalmente entre os machos quando adultos. Seu corpo apresenta coloração prateada com dois pontos negros, uma atrás da brânquia e outro na base da nadadeira caudal. Todas suas nadadeiras possuem coloração levemente amarela com a anal podendo possuir tom levemente vermelho. É onívoro ,e alimenta-se de zooplâncton, detritos, plantas superiores, peixes menores e insetos.³
Sabemos o tamanho da riqueza de nossa ictifauna, e o lambari é uma das milhares de espécies de teleósteos conhecidos!
Em breve voltamos com mais novidades!


Grupo: Daniel Leonardo, Camila Rezende, Camila Assugeni e Pedro Macari


Referências:

¹ HAYASHI, C.; MEURER, F.; BOSCOLO, W.R. et al. Frequência de arraçoamento para alevinos de lambari-do-rabo-amarelo (Astyanax bimaculatus). Revista Brasileira de Zootecnia, v.33, n.1, p.21-26, 2004.

² MEURER, Fábio et al . Nível de arraçoamento para alevinos de lambari-do-rabo-amarelo (Astyanax bimaculatus). R. Bras. Zootec., Viçosa, v. 34, n. 6, Dec. 2005 . Disponível em . acesso em 17 Apr. 2012. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-35982005000600006.

³ http://www.infoaqua.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário