Bom pessoal,
Como nós pudemos observar após a confecção do nosso livro digital sobre a Biodiversidade do Cerrado, as utilidades de algumas partes da flora que compõe esse bioma e que são de suma importancia na culinária típica das pessoas que vivem nesses ambiente.
Bom, nada melhor do que dar uma dica para as pessoas que visitarem o blog terem a chance de se deliciar com uma receita ao mesmo tempo requintada, mas utilizando elementos encontrados no Cerrado.
O pequi é um dos frutos mais utilizados na culinária do cerrado, muito popularizado na região de Goiás, mas também se torna comum no cerrado de Minas Gerais. Pros apaixonados por pequi aí vai:
Medalhão dois peixe com risoto de pequi
Essa receita é matogrossense onde uso o peixe de água doce e o pequi fruto do cerrado
ingredientes
- 100 gramas de pintado (peixe de couro de água )
- 100 gramas de matrinxã (peixe de escama, água doce )
- 20g de pequi em laminas
- 50g arroz arbório
- 20g de manteiga
- 20g de parmesao
- folhinhas de tomilho
- caldo de legumes
- 50 ml de vinho branco
- cebola picada
modo de preparo
Pegue a panela para risoto, refogue a cebola, acrescente o arroz arbório e o vinho. Após reduzir o vinho, acrescente caldo de legumes ao pequi e deixe cozinhar. Tempere os peixes com sal de limão (sal grosso batido com casca de limão e pimenta do reino branca). Em uma frigideira anteaderente, grelhe os peixes e reserve. Acrescente no risoto a manteiga e o parmesão.
Montagem
Coloque o pintado em baixo e a matrinxã por cima, espalhe o risoto, salpique parmesão por cima e decore com galhos de tomilho. Bom apetite!
Se alguém ler esse blog e se aventurar na cozinha, compartilhe sua deliciosa experiência com a gente!!
Para saber mais receitas utilizando nosso Pequi tão característico da nossa região acesse:
http://www.receitas.com/lista?busca=arroz+com+pequi
Postado por Raquel Chaves
Nenhum comentário:
Postar um comentário