terça-feira, 3 de abril de 2012

1ª Etapa: retalhos da ecologia do Cerrado - Recursos hídricos.

Um tema abordado no assunto ecologia do cerrado é sobre os recursos hídricos. A contribuição do cerrado para os recursos hídricos brasileiros é fundamental, principalmente para a vazão que flui nas regiões hidrográficas do Paraguai, Paranaíba, São Francisco e Tocantins-Araguaia. O que se deve principalmente a três fatores: chuvas abundantes na maior parte da sua área de abrangência; relevo com elevadas altitudes, abrangendo vários planaltos e chapadas; e características dos solos predominantes, profundos e com boa capacidade de retenção de água.

Como se o desmatamento não fosse ameaça suficiente, os recursos hídricos estão sujeitos também à sobre-exploração para irrigação, uso indiscriminado de agrotóxicos, lançamento direto de efluentes químicos e esgoto doméstico não tratado e, principalmente, a implantação descontrolada de centrais hidrelétricas nos rios da região.

A agricultura pode ter influência negativa na qualidade dos recursos hídricos, conforme os processos descritos acima. Essa influência negativa ocorre, principalmente, devido à utilização excessiva e sem os cuidados adequados.

O cerrado é responsável por 7% de toda água potável do mundo. Das doze bacias hidrográficas brasileiras, oito recebem contribuição hídrica do Cerrado.


Grupo: Fernanda Velasco, Jéssica Ferreira e Thamires Manfrim.


Referência: SORZA, Romulo. Meio ambiente. Agrotóxicos e a qualidade dos recursos hídricos: uma preocupação constante. 2009.

Imagem retirada de: http://www.vocereporter.xpg.com.br/cerrado-brasileiro-imagens/

Nenhum comentário:

Postar um comentário