Localizado, predominantemente, no Planalto Central do Brasil o Cerrado ocupa cerca de 22% do território nacional. Abrange, parcialmente, 4 das 5 regiões brasileiras: Centro Oeste, Norte, Nordeste e Sudeste. Contudo, sua área atual é bem menor devido as altas taxas de devastação. Estudos apontam que, até 2002, 54,9% da área original já havia sido desmata.
O Cerrado possui alguns encraves em outros domínios de vegetação, ou seja, têm o seu território dentro de outros territórios. A literatura apresenta algumas variações quanto a área total do Cerrado. Isso acontece por depender da inclusão ou não de áreas de transição existentes nas bordas da área central do bioma. Essas áreas representam aquelas regiões onde há uma mistura de elementos florísticos entre duas regiões adjacentes (IBGE, 1993).
O clima presente no cerrado é classificado como sendo tropical sazonal. Isso significa que há um período chuvoso seguido de um seco. O período chuvoso duro em média de outubro a março e, o seco, de abril a setembro; ou seja, verão quente e chuvoso, inverno seco e frio.
A temperatura mensal se apresenta com pequena variação. Mas comparando as temperaturas anuais, as máximas absolutas podem chegar a 40°C. Já as mínimas atingem valores bem próximos de zero ou até mesmo abaixo de zero, nos meses de inverno (maio a julho). Assim, a temperatura média anual fica me torno dos 22°C.
Quando se tratando da pluviosidade, as médias mensais apresentam acumuladas em determinadas estações do ano. Assim, as chuvas se concentram na primavera e no verão (outubro a março). A redução da quantidade de chuva é observada de maio a setembro. Mas também é interessante ressaltar que entre as estações há períodos de seca curtos.
Referências:
Machado, R.B., M.B. Ramos Neto, P.G.P. Pereira, E. Caldas, D.A. Gonçalves, N.S. Santos, K. Tabor e M. Steininger. 2004. Estimativas de perda da área do Cerrado brasileiro. Relatório técnico não publicado. Conservação Internacional, Brasília, DF.
Dias, B.F.S. 1994. A conservação da natureza. In: Cerrado: caracterização, ocupação e perspectivas. M.N. Pinto (org.). 2a edição, Editora Universidade de Brasília, Brasília-DF. Pp. 607-663.
MMA. 2002. Biodiversidade brasileira: avaliação e identificação de áreas e ações prioritárias para conservação, utilização sustentável e repartição de benefícios da biodiversidade brasileira. Ministério do Meio Ambiente. Brasília - DF. 404.
Klink, Carlos A.; Machado, Ricardo B. A Conservação do Cerrado Brasileiro.
EMBRAPA. Cap.3 – Caracterização climática do bioma Cerrado. In: Cerrado: Ecologia e Flora. Brasília:Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 2008.
Foto de André Schmidt em: www.fotosdocerrado.fot.br
Grupo: Fernanda Velasco, Jéssica Ferreira e Thamires Manfrim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário