segunda-feira, 30 de maio de 2011

Ave fantasma do Cerrado

O que você vê na imagem abaixo? Um tronco?

Pois este é o Urutau (Nyctibius griseus), que em tupi-guarani significa ave-fantasma. É u

ma das aves mais cultuadas na cultura do sertanejo e curiosamete

pouco conhecida da maior parte do povo brasileiro.São

pertencentes à família dos nictibiídeos (em latim, Nyctibiidae) e ao gênero Nyctibius, grupo que é restrito às regiões mais quentes do continente americano.

O urutau vive em bordas de florestas, campos com árvores e cerrados e é encontrado da Costa Rica à Argentina. Põe um único ovo que é chocado pelo macho. Não constroem ninho. No perí

odo de reprodução simplesmente depositam o ovo em alguma forquilha de galho grosso a grande altura ou numa cavidade natural de seu poleiro noturno, onde permanecem em atividade de choco. O tempo de incubação dura, aproximadamente, 33 dias. O filhote permanece mais 51 dias no ninho, um dos períodos de desenvolvimento mais longos para as aves no continente americano.

Arborícolas por excelência, não descem ao solo. Pousam geralmente na ponta de troncos mortos, parecendo um prolongamento destes, sendo esta uma ótima camuflagem.

Uma curiosa característica dessa espécie é poder enxergar de "olhos fechados", pois "...quando fecha os olhos notam-se, em sua pálpebra superior, duas incisões (...) ou fendas pelas quais a ave é capaz de observar os arredores (...) sem abrir as pálpebras; têm, pois, o efeito de um 'olho mágico' (Sick, 1997)".

Urutau com os olhos abertos, que pode chegar a ser confundido com uma coruja.

PARA SABER MAIS:


Nenhum comentário:

Postar um comentário