domingo, 29 de maio de 2011

Cerrado do Piauí sendo tomado pela soja

O cerrado do Piauí é uma nova fronteira agrícola, tomada pela expansão da soja. Mas o que é uma fronteira agrícola? É a faixa que determina o avanço da agropecuária, da unidade de produção capitalista sobre o meio ambiente, terras cultiváveis e/ou terras de agricultura familiar.

Para que a soja chegasse à cidade de Uruçuí perto de Bom Jesus (PI), foi preciso atravessar um oásis no meio do sertão, com água abundante e mal aproveitada, onde fica o Vale da Gurgéia. Como mostra o portal G1 de informações, além do mal aproveitamento da água, por uma questão cultural, as pessoas não estão aptas a trabalhar com a agricultura irrigada. Isso se transformou em um prato cheio para que agricultores do sul tomassem a região.


Antigos moradores desacreditavam na produção de qualquer coisa que se plantasse no cerrado, devido aos seus solos muito ácidos. Porém, na própria região, há calcário suficiente para correção desses solos.

As sementes de soja utilizados nesta região foram desenvolvidas por pesquisadores brasileiros, para que pudessem suportar o clima tropical. E o que é melhor é que a água que começa na hora certa para o plantio, diminui na colheita, sendo desnecessário o processo de secagem.

Essas lavouras que se concentram em Uruçuí trouxeram grande desenvolvimento da região, que passou de uma pequena cidade no interior do Piauí, ao segundo lugar em arrecadação de impostos do Estado. Mas tanto desenvolvimento trás uma questão importante: a ambiental. Um agricultor que participou das primeiras experiências de introdução de soja em Uruçuí, Altair Fianco, defende que "as reservas legais das propriedades devem ser demarcadas em bloco, unindo as áreas das fazendas", o chamado corredor ecológico.

Fonte: http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2011/05/cerrado-do-piaui-se-transforma-na-nova-fronteira-agricola-do-brasil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário