segunda-feira, 30 de maio de 2011

Espécies do Cerrado.





Galbula ruficauda


BALDOCHI, M.


FAMÍLIA


Galbulidae



NOME POPULAR


Ariramba de cauda ruiva, beija-flor-d'água, beija-flor-da-mata-virgem, sovelão(MG).



OCORRÊNCIA


Maior parte do Brasil. Pode ser encontrada na América Central, Bolívia, Venezuela, Equador.



CARACTERISTICAS GERAIS


Muitas vezes confundida com um beija flor devido ao seu longo bico. Apresenta coloração verde-amarela, os machos possuem garganta branca, enquanto que nas fêmeas é um tom avermelhado, a espécie pode alcançar 22 cm de comprimento e seu peso pode atingir 23 gr.



BIOLOGIA/ECOLOGIA


Pode ser encontrada em borda de floresta, clareira, sub-bosque. Alimentam-se de insetos, sendo capazes de capturá-los em pleno vôo. Após a captura o Ariramba volta ao poleiro, onde golpeia a presa para se livrar de asas e ferrões. Alimentam-se de vários grupos de insetos tais como: besouros, libélulas, vespas, entre outros. Os mais comuns na alimentação são insetos pequenos em torno de 1 cm.


Segundo (Hilty e Brown1986, Hilty 2003) vivem solitárias ou em pares. Fazem ninhos em beiras de barrancos ou em cupinzeiros. Põem de 2 a 4 ovos com coloração branco-amarelados. O período de incubação pode durar cerca de 20 a 23 dias e há revezamento entre o casal. Os filhotes nascem com plumagem esbranquiçada.



CONSERVAÇÃO


É uma espécie que não está em risco de extinção. Segundo Skutch (1962), apesar de não estar em risco, a destruição de hábitats naturais pode causar declínio populacional dessa espécie.




Para saber mais: Guia de Campo: Avifauna Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário