quarta-feira, 18 de maio de 2011

O Tamanduá-bandeira

Foto: Theo Allofs

O Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla) é um mamífero de grande porte, que ocorre da América Central à América do Sul, sendo encontrado por todo o Brasil. Possui cauda semelhante a uma bandeira, com pelos longos e volumosos. Sua coloração é marrom escuro com uma listra branca no dorso. Seu comprimento total varia de 182 a 217cm e o seu peso, de 30 a 52kg. Não possui dentes, mas um longo focinho com uma grande língua que se projeta para fora, que juntos aos membros anteriores que possuem três garras longas, permitem que encontre alimentos escavando formigueiros e cupinzeiros. É um animal de hábitos solitários e só é visto aos pares na época de acasalamento ou após a gestação quando a mãe carrega seu filhote no dorso por cerca de 190 dias. Ameaçado de extinção, este animal não pode ser coletado ou capturado em ambiente natural.

Para saber mais:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1427027-7823-GLOBO+NATUREZA+TAMANDUABANDEIRA,00.html

http://www.wwf.org.br/informacoes/especiais/biodiversidade/especie_do_mes/junho_tamandua_bandeira.cfm

http://www.theris.org.br/projetos/tamanduas/tamandua.htm

Vieira, 1949. Xenartros e Marsupiais do Estado de São Paulo. Arquivos de Zoologia 7:325-362.

CABRERA A, J. YEPES. Mamíferos sud-americanos. Vida, costumbres y descripción. 2 ed. Buenos Aires, Comp. Arg. Edit., 1960. 370 p.

2 comentários:

  1. Muito pouco conteúdo, me ajudou mas o que eu queria não tem: CURIOSIDADES. Então tratem de por. Gustavo Pedrotti Gritti

    ResponderExcluir
  2. Acredito que a intenção do blog não seja abordar todos os apectos de determinada espécie. Colocamos aqueles pontos que julgamos principais e justamente para aqueles que necessitam de maiores informações divulgamos outros links de sites e artigos científicos que aprofundam o assunto.
    Trate de consultá-los e inserir em sua pesquisa outras fontes que não blogs universitários! ;)
    Obrigada!

    ResponderExcluir