sexta-feira, 27 de maio de 2011

AVES DO CERRADO RUMO AO SUDESTE???

Sim, aves do cerrado irão para o Sudeste, diz pesquisa. O motivo dessa migração é o aquecimento global que vai fazer com que as aves fujam para o Sudeste em busca de temperaturas com as quais estavam acostumadas. Segundo Miguel Marini, da Universidade de Brasília, o Sudeste é muito ruim para a sobrevivência desses animais, pois eles vão ter que enfrentar quilômetros de plantações e, muitos deles não vão conseguir. Marini, que liderou o estudo diz ainda que haverá desequilíbrios e, talvez uma reorganização completa dos animais. E pode demorar décadas ou séculos para que tudo volte a se estabilizar novamente.
Com base nos modelos do painel do clima da ONU e do IPCC e de dados referentes à distribuição dos animais pelo cerrado, os cientistas então, redesenharam essa distribuição de acordo com as mudanças climáticas esperadas. Com isso, eles descobriram para onde os animais irão para ficar em regiões com temperaturas com as quais estão habituados. Embora o estudo tenha sido feito com aves como o Jacu, as conclusões valem para outras espécies, dizem os seus autores.
Em relação ao cerrado, sabemos que esta região rica em biodiversidade está ameaçada de destruição. E de acordo com José Maria Cardoso, a região onde está o cerrado é muito antiga, e nela está concentrada uma história evolutiva de milhões de anos. E, infelizmente todo esse patrimônio sem preço está sendo perdido de uma maneira muito rápida.
O autor do estudo ressalta que não é só no Brasil que os animais irão fugir dos seus habitats por causa do aquecimento, a conclusão mundial que se tem é que os organismos vão se deslocar para os pólos ou para as montanhas.
Texto baseado em matéria da Folha de São Paulo. Disponível em: http://www.unb.br/noticias/unbagencia/cpmod.php?id=39286

Bom pessoal, se alguém se interessar pelo assunto e quiser aprofundar seus conhecimentos o título do artigo é: Predicted Climate-Driven Bird Distribution Changes and Forecasted Conservation Conflicts in a Neotropical Savanna

Um comentário: