domingo, 29 de maio de 2011

Plano para salvar morceguinho-do-cerrado de extinção


O morceguinho-do-cerrado, Lonchopylla dekeyseri, é um mamífero nectarívoro, atuando como polinizador de espécies nativas do cerrado como o Jatobá e o Pequi. Esta espécie está incluída na Lista Nacional de Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção do Ministério do Meio Ambiente e na lista da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). São criaturas pequenas, medindo até 7 cm e pesando no máximo 12 gramas. Formam pequenas populações e habitam exclusivamente conjuntos de cavernas calcárias.

A biólgoa Ludmilla Aguiar os estuda há mais de 20 anos, e é uma das responsáveis pelo Plano de Ação Nacional para Conservação do Morceguinho-do-cerrado, criado em 2010. Esse Plano é uma iniciativa do governo para proteger as espécies ameaçadas do Brasil e é executado pelo Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Há intenção de que todos os animais brasileiros ameaçados tenham Planos de Ação até 2014, por enquanto, um quarto deles já tem.

No caso dos morceguinhos, os especialistas informam a população, vizinha dos mamíferos, sobre os importantes serviços ambientais que eles prestam, além de atuarem na defesa da preservação dos ambientes naturais. A falta de corredores ecológicos é um fator preocupante, já que eles acabam se reproduzindo somente entre membros da mesma população, surgindo genes deletérios.

As mudanças climáticas que ocorrerão até 2050 só farão com que a situação que eles enfrentam seja ainda pior. De acordo com uma pesquisa realizada pela mesma bióloga e o professor do Instituto de Biologia, Ricardo Machado, os morceguinhos terão que se deslocar cerca de 500km para sudoeste, em direção a Minas Gerais e São Paulo, onde a degradação é ainda pior que a do Cerrado. E ainda poderiam não encontrar condições ideais para sobreviver, como flores, frutos, insetos e toda a cadeia alimentar deles.

Fonte: Jornal Darcy - UnB (modificado)

2 comentários:

  1. Gentileza acrescentar o crédito do autor na arte da fotografia do L. dekeyseri aqui publicada. Este é um raro registro deste morcego em ambiente natural e esta esta foto tem autoria e me deu trabalho. O Jornal Darcy me contatou previamente e observou os créditos em sua reportagem. É de bom tom observar isto. Pode optar por retirá-lo da postagem também. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Se for manter a foto, gentileza também tirar a referência a "Dossit", desconheço a relação com a foto ou com meu trabalho. O que é dossit? esta foto foi adquirida através deles?

    ResponderExcluir