quarta-feira, 20 de março de 2013

Aspectos da Flora do Cerrado

Olá pessoal, nós vamos compartilhar com vocês alguns aspectos da flora do cerrado!!!!!!

De início, é importante destacar que o bioma do cerrado é segmentado, ou seja, dividido. E a flora, nesse local além de ser muito diversificada, ela colabora para o sustento de muitas famílias, como o uso de sementes e outros componentes vegetais que mantém muitas famílias, assim como somente são característicos do cerrado.
Neste território, também existem indígenas, que utilizam de forma direta para sua sobrevivência, os recursos naturais.
Não podendo deixar de lado a questão climática e as ocorrências de queimadas, no cerrado. Onde alguns tipos de sementes, as anemocóricas, germinam justamente com a presença do fogo. E também, nesse aspecto ecológico, frutos se abrem e ajudam na dispersão de sementes, como exemplo a Anemopoegma arvensis.
Uma questão a se destacar, é de que existe, segundo estudos 44% de plantas de mata atlântica no cerrado, sendo que conseguiram condições físicas para se desenvolverem no local.
Portanto, havendo em torno de 290 mil espécies no cerrado, estas são distribuídas em diversos tipos e características, assim como em funções.
É importante destacar que algumas espécies do cerrado são importantes por serem fitoterápicos como a espécie Pseudorickellia brasilliensis conhecida popularmente por arnica do mato tem ação medicinal na cicatrização, inflamações, etc.
Outras espécies também são importantes na alimentação como a espécie Caryocar brasilliense o famoso pequi.
A flora do cerrado tem muitas utilidades, é muito importante que ela seja preservada, pois muitas espécies estão correndo risco de extinção, por isso é preciso a conscientização de todos!

 Referências bibliográficas

COUTINHO, Leopoldo Magno. Aspéctos ecológicos do cerrado II. Universidade de São Paulo. 1977.
MÉIO, Beatriz B, et al. Revista Brasileira de Botânica. 2003. Vol.26.
Revista Brasileira de Botânica, 2003, Vol.26, p.437-444 [Periódico revisado por pares].

Grupo: Ana Carolina Roque Cardoso; Larissa Moita Rossetto; Luciana Maria de Oliveira Barbosa; Mariana Mendes Porto Azevedo e Pedro Gomes Peixoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário