segunda-feira, 18 de março de 2013

Curiosidades.....


       Nosso jogo de tabuleiro terá cartas com perguntas sobre ecologia, fauna e flora e cartas também com curiosidades e informações. Enquanto nosso jogo não fica pronto, aqui está algumas curiosidades sobre nosso bioma Cerrado que estarão no nosso jogo:


      



    A presença das três bacias hidrográficas, que são as maiores da América do Sul, Tocantins-Araguaia, São Francisco e Prata, favorecem a biodiversidade da fauna e flora.



                                                                                                                                       imagem: ttp://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/mylinks/viewcat.php?cid=51&min=100&orderby=titleD&show=10>.     


 
     
     O ipê-amarelo (Tabebuia aurea)é uma arvore típica do cerrado. Árvore com altura variando entre 6 e 14 metros, possui tronco tortuoso de 30 a 50 cm de diâmetro. Ipê é uma palavra de origem tupi, que significa árvore cascuda (casca grossa). Sua floração ocorre a partir do mês de julho e se prolonga até meados de setembro, época em que a planta perde todas suas folhas.

Imagem: <http://projetoipe2011.blogspot.com.br/2011_01_01_archive.html>.




 O sapo-cururu (Rhinella marina, antes conhecido por Bufo marinus) apresenta dimorfismo sexual acentuado. O amplexo (modo como um anuro macho se coloca no dorso de uma fêmea) pode durar cerca de 40 horas antes que ocorra a oviposição, e o acasalamento pode prolongar-se por mais 10 horas.

Imagem: <http://www.educacional.com.br/reportagens/biodiversidade/errado_imprimir.asp?strTitulo=No%20lugar%20errado>. 




A Copaíba (Copaifera langsdorfii) é uma espécie ameaçada de extinção. Pode viver em torno de 400 anos, sua altura pode chegar de 25 e 40 metros. Desta árvore, é extraído um óleo-resina, tendo emprego medicinal. Alguns estudos apontam o emprego dessa substância na composição de fármacos com ação antimicrobiana e em composição obturadora na área odontológica. 



Imagem: <http://www.arvores.brasil.nom.br/esq.htm>




Logo mais, postaremos mais novidades sobre nosso trabalho. 

Grupo: Julian Cristian, Leandro Rodrigues, Marcos Gomides, Paulo Faquinelli e Tatiane Barbosa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário