quarta-feira, 6 de março de 2013

Proposta do Trabalho de EDP IV

O nosso grupo tem como objetivo fazer com que os alunos saibam reconhecer as características, fauna e flora do bioma cerrado. Para isso iremos ministrar uma aula expositiva para alunos da 5ª série e para que eles fixam o conteúdo faremos um tipo de "caça ao tesouro". O jogo funciona de maneira simples, no patio da escola vamos esconder cartões, cada cartão contém uma foto de um animal ou planta presente ou não no cerrado. Além das fotos terão frases com curiosidades e características do cerrado, entretanto terá também frases com conteúdo errado. Os alunos vão ser divididos em grupo e eles vão ter que encontrar estes cartões e pegar apenas os referentes ao cerrado, caso eles pegarem algum cartão errado eles perdem ponto, no final o grupo que tiver mais pontos ganha. 

Segue abaixo alguns exemplo dos cartões que serão escondidos


Piapara (Leporinus elongatus)

História natural: peixe com escamas de coloração prateada. Nadadeiras amareladas e três manchas pretas nas laterais. Pode atingir 80 cm de comprimento e 6 Kg. Alimenta-se de vegetais, insetos e larvas. São ovíparos. É um animal muito apreciado na pesca artesanal.

Leporinus obtusidens – Piava ou Piapara. Disponível em: <http://peixesdebonito.com.br/leporinus-obtusidens-piava-ou-piapara/>. Acesso em: 01 mar. 2013.
Piapara - Leporinus elongatus. Disponível em: <http://peska.com.br/novopeska/peixes-de-agua-doce/79-piapara-leporinus-elongatus>. Acesso em: 28 fev. 2013.
Principais atrações. Disponível em: < http://www.pesca.sp.gov.br/atracoes_aquario.php>. Acesso em: 28 fev. 2013.
SANTOS, G. O. Aspectos biológicos importantes para a piscicultura do gênero leporinas spix, 1829 — uma revisão. Pesquisa Agropecuária Gaúcha, v.6, n.1, p.151-156, 2000.



Tucanaçu (Ramphastos toco)

História Natural: Conhecido também como tucano. Possui bico longo, porém leve, amarelo e laranja, com uma mancha preta na ponta. Ao redor dos olhos há uma coloração azul, contudo a cor que mais predomina em seu corpo é o preto. É o maior dos tucanos e sua base alimentar é constituída principalmente de frutas. No entanto, para suprir a necessidade de proteína preda insetos e até mesmo pequenos lagartos, pequenos anfíbios e ovos de outras aves. Vive em casais ou bandos, e não apresenta dimorfismo sexual. A mais nova descoberta sobre o tucano foi a respeito do seu bico, além de auxiliar na alimentação e na atração de parceiros, possui como principal função o controle térmico do corpo. Assim quando a temperatura cai ocorre a contração de vasos sanguíneos presentes no bico, o que impede a perda de calor, e quando a temperatura se eleva os vasos se dilatam e permitem a liberação de calor, resfriando o animal.
SILVA, T. G. G.; VIEIRA, L. N. G.; BARRELLA, W.; Estudo preliminar de enriquecimento ambiental no recinto do Ramphastos toco (Tucano-toco). Revista Eletrônica de Biologia, v.3, n.3, p.93-104, 2010.
SICK, H. (1997) Ornitologia Brasileira. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira.
GWYNNE, J. A. et al. Aves do Brasil: Pantanal e Cerrado. São Paulo: Editora Horizonte; Nova York, NY: Comstock Publishing Associates, 2010.
SICK, H. Ornitologia brasileira. 3° edição. Editora Nova Fronteira. Rio de Janeiro, 2001. 863 p.
TATTERSALL, G. J.; ANDRADE, D. V.; ABE, A. S.; Heat Exchange from the Toucan Bill Reveals a Controllable Vascular Thermal Radiator. Science 325, 468 (2009); DOI: 10.1126/science.1175553.




Rã-Pimenta (Leptodactylus labyrinthicus)

História natural: É geralmente encontrada durante a noite, nas margens de brejos e locais de água corrente. Seu período de atividade tem inicio ao entardecer (entre 1 e 2 horas antes do pôr-do-sol). Durante o dia procura locais protegidos como buracos, pedras ou buracos de madeiras. O macho geralmente é maior do que a fêmea. Alimentam-se basicamente de artrópodes, especialmente de insetos.
RIBEIRO, C. D. de L. Descrição espermática do sêmen de rã-pimenta (Leptodactylus labyrinthicus). Viçosa. 2009.
Rã-pimenta. Disponível em: <http://ipt.olhares.com/data/big/324/3243368.jpg>. Acesso em: 01 mar. 2013.
RODRIGUES, R. B.; FERREIRA, V. L. DIETA DE Leptodactylus labyrinthicus (SPIX, 1824) (AMPHIBIA–LEPTODACTYLIDADE) DO MORRO SANTA CRUZ, CORUMBÁ–MS. 2004.
SILVA, W. R. da; GIARETTA, A. A.; FACURE, K. G. On The Natural History of South American Pepper Frog, Leptodactylus labyrinthicus (Spix, 1824) (Anura: Leptodactylidae). Journal Of Natural History, v. 7, n. 39, p.555-566, 2005.


Coruja buraqueira (Athene cunicularia)

História Natural: A coruja buraqueira possuem cor predominantemente marrom com manchas brancas nas costas e nas asas e seus olhos são amarelos. Ao contrário da maioria das corujas o macho é ligeiramente maior que a fêmea e as fêmeas são normalmente mais escuras que os machos. Alimentam-se de insetos, pequenos roedores, anfíbios e também pequenos pássaros. Possui hábitos noturnos e diurnos, concentrando sua maior atividade nos períodos de crepúsculo. Possui esse nome por fazer seus ninhos em buracos no chão, tem a capacidade de cavá-los, mas muitas vezes usa tocas abandonadas de outros animais, como tatus.
Coruja-buraqueira. Disponível em: <http://www.wikiaves.com.br/coruja-buraqueira>. Acesso em: 01 mar. 2013.
GWYNNE, J. A. et al. Aves do Brasil: Pantanal e Cerrado. São Paulo: Editora Horizonte; Nova York, NY: Comstock Publishing Associates, 2010.


Grupo: Aline Nonato, Ana Elisa Lopes, Bruna Petersen, Bruna Bacalá e Nayra Rodrigues 

Nenhum comentário:

Postar um comentário