quinta-feira, 28 de março de 2013

Visão sistemática da flora do Cerrado

O cerrado tem a presença marcante de árvores de galhos tortuosos e de pequeno porte, com raízes profundas (propriedade para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca). As cascas destas árvores são duras e grossas, as folhas são cobertas de pêlos e a presença de gramíneas e ciperáceas no estrado das árvores.

Sua característica vegetação esparsa com árvores baixas, retorcidas e de casca grossa plantou no imaginário nacional a falsa idéia de formação monótona e de pouco valor. Pelo contrário, o Cerrado é fonte de culturas e paisagens de surpreendente exotismo e rara beleza com alto potencial turístico e econômico. O bioma é palco de uma profusão de campos naturais, savanas, veredas e florestas pontuadas por rios, córregos e cachoeiras.
Dentre as várias espécies existentes no Cerrado, as endêmicas são:
  • Flora típica do Cerrado
    Pequi (Caryocar brasiliense);
  • Jatobá-do-cerrado (Hymenaea stigonocarpa);
  • Dedaleiro (Lafoensia pacari);
  • Mamonarana (Pseudobombax longiflorum).




Também são encontradas outras espécies de vegetais como o buriti (Mauritia flexuosa), o cajueiro-do-campo (Anacardium humile), a canela-de-ema (Vellozia flavicans), a cagaita (Eugenia dysenterica), o sombreiro e o chuveirinho (Paepalanthus sp), a mangaba (Hancornia speciosa), a sucupira (Pterodon pubescens), a lobeira (Solanum lycocarpum), o angelim (Andira vermifuga), o ipê-amarelo (Tabebuia ochracea), a gritadeira (Palicourea rigida), o baruzeiro (Dipteryx alata) e a flor-do-Cerrado (Calliandra dysantha), além de variadas espécies de orquídeas, cactos, árvores, arbustos e gramíneas.

Por essa grande biodiversidade, muitas espécies dos vegetais existentes no Cerrado, são usados com fim fitoterápico. Dentre eles se destacam:

O Buriti
O uso medicinal está associado ao óleo extraído da polpa dos frutos, com propriedades energéticas e vermífugas. Rico em pró-vitamina A (500 000 UI), com índice de 300mg/100g, o óleo é usado contra queimaduras na pele, provocando alívio imediato e auxiliando na cicatrização. O óleo absorve radiações no espectro ultra-violeta, sendo um eficiente filtro solar Tem sido empregado recentemente pela indústria cosmética entrando na composição de sabonetes, cremes e xampus.



Velame-branco
A espécie é amplamente utilizada pelas populações tradicionais do Cerrado. A decocção feita com folhas e raiz do velame-branco é utilizada por muitos raizeiros no entorno de Goiânia como antiinflamatório.

 











Mama-cadela
Planta muito utilizada pelas populações do Cerrado, como espécie medicinalcontra gripes e bronquites, como depurativo do sangue e em má circulação. A casca é comercializada em bancas de raizeiros da região. O bergapteno, furocumarina encontrada em cascas, raízes e frutos verdes da mama-cadela, é um princípio ativo já é bem conhecido, sendo utilizado (em combinação com as vitaminas A, B1 e B6) no tratamento do vitiligo e outras doenças que causam despigmentação na pele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário