domingo, 14 de abril de 2013

Ecologia do Cerrado

Olá pessoal!!!!

Nosso jogo sobre o Cerrado além de abordar assuntos como a fauna e a flora também aborda a ecologia.
Está presente os principais aspectos da ecologia que nós abordamos no jogo que vamos compartilhar com vocês. Segue abaixo:


SOLO
Sabia que a classificação do solo do cerrado é resultado de variáveis interdependentes, sendo elas clima e organismos, relevo, tempo e outros?!
DISTRIBUIÇÃO GEOGRÁFICA
O bioma Cerrado ocupa aproximadamente 2.000.000 km2 no Brasil, e é a segunda maior formação vegetal do nosso país, espalhado por 10 estados brasileiros, você imagina o quanto é isso?!
CLIMA
O bioma do cerrado apresenta características climáticas próprias, como grandes períodos de chuva e grandes períodos de seca, variando de lugar para lugar...
FITOFISIONOMIA
O bioma do cerrado apresenta muitas formações florestais, savânicas e campestres. Variando de espécies arbóreas, herbáceas e algumas arbustivas.
CONSERVAÇÃO
Você sabia que o Parque Nacional das Emas, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, o Parque Nacional da Serra da Canastra e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros são unidades de conservação do cerrado? E mesmo assim cerca de 45% da área do Domínio do Cerrado já foram convertidos em pastagens cultivadas e lavouras ?!
CONTROLE HÍDRICO
Você sabia que oito, das grandes bacias hidrográficas brasileiras, têm suas nascentes em áreas do Cerrado.
ECONOMIA
As principais atividades econômicas nas regiões de Cerrado são a agricultura, sobretudo mecanizada, de soja, milho e algodão; a pecuária; e as monoculturas, como a de eucalipto, o que comprometeu grande parte do bioma, que foi devastado a medida que a economia expandia.
FOGO
O fogo ocorre com frequência no bioma do cerrado e provoca uma série de modificações na vegetação, parte desse fogo surge das grandes temporadas de seca, mais boa parte dele é ação do próprio homem, lamentável não é?
SUSTENTABILIDADE
Você sabia que a conversão da cobertura nativa foi feita com a ajuda das queimadas e o maquinário agrícola? Mesmo sendo estranho, isso acontecia e foi feito o plantio de árvores de pequeno porte desta forma, o custo era baixo e funcionava bem o processo, “recobrindo” a vegetação.
DIVERSIDADE
No bioma do cerrado Estima-se que existam cerca de 10 mil espécies de vegetais, 837 de aves e 161 de mamíferos, mais a verdade é que esse numero deve ser muito maior, e grande parte dessas espécies estão em extinção, não é uma pena?
LOCALIZAÇÃO
O Cerrado está distribuído, principalmente, no Planalto Central Brasileiro, nos Estados de Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, parte de Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal.
Essas foram as informações que colocamos no jogo!!!!!
Até a próxima postagem...
REFERÊNCIAS
SCARIOT, Aldicir; SILVA, José Carlos Sousa; FELFILI, Jeanine Maria (Organizadores). Cerrado: Ecologia, Biodiversidade e Conservação. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005.
Grupo: Ana Carolina Roque Cardoso; Larissa Moita Rosseto; Luciana Maria de Oliveira Barbosa; Mariana Mendes Porto Azevedo e Pedro Gomes Peixoto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário