terça-feira, 2 de abril de 2013

O Buriti é muito mais utilizado do que você pensava!

    O Buriti (Mauritia flexuosa), alcança cerca de  35 m de altura, possuindo copas arredondadas, devido a grandeza de suas folha. Suas flores possuem coloração amarelada, e seus frutos avermelhados têm uma superfície revestida por escamas brilhantes.
     São encontrados praticamente em todo Brasil central e o sul da planície amazônica, em terrenos de várzeas e brejos.
     A maior palmeira vive isoladamente ou em comunidades (veredas) exigindo maior abundância de suprimento de água no solo, sendo assim, um indício seguro de que onde está existe um curso d'água. As águas também tem uma importante função de carregar e espalhar suas sementes. 
     Através da extração do fruto do Buriti, é possível obter vários produtos, entre eles: licor, óleo comestível e medicinal (para queimaduras e cicatrização), sorvetes, geleias (com alta concentração de vitaminas A e C), produtos de higiene pessoal (cremes, sabonetes, xampus).
     As palmeiras fornecem fibras para a produção de artesanato e cobertura de casas. Na fauna, elas são de suma importância, pois há épocas em que seus frutos são a única fonte de alimento disponível para aves, morcegos, primatas e roedores. As palmeiras também hospedam insetos e outros animais no interior das bainhas das folhas, criando ninhos confortáveis. 





Grupo: Gabriela Cunha, Márcia Lopes, Marilu Paulino, Priscila Ferreira, Thayane Bueno

Nenhum comentário:

Postar um comentário