domingo, 4 de setembro de 2011

Aprendendo sobre o Cerrado...

Este texto propõe relatar as aprendizagens, atividades e dificuldades encontradas na elaboração do trabalho sobre o bioma do Cerrado em nosso País. Apoiando-nos em bibliografias de livros e artigos científicos sugeridos pelos professores da disciplina EDP IV, escrevemos um texto sobre o solo do cerrado. O fato é que muito além de simplesmente escrever sobre o solo do cerrado, tivemos a oportunidade única de conhecer as diversas áreas que o projeto dispõe. Assim, ficamos cientes das questões sobre a fauna, flora, um pouco de história político sócio cultural do Cerrado, e dentre outros assuntos inusitados que o livreto trará.

Contudo, alguns pontos foram limitantes para nosso maior desempenho. Primeiramente a falta de compreensão sobre algumas palavras diferentes relacionadas ao Cerrado dificultou nossas pesquisas, mas não às impediu de serem realizadas. Muitas vezes, tínhamos que consultar o dicionário para continuar a escrever. Porém, é de nosso conhecimento a importância deste trabalho para nosso desenvolvimento intelectual. Sob esse prisma, algumas explicações recebidas em apresentações feitas na sala de aula de vários artigos relacionados sobre o tema, nos embasaram na escrita sobre o solo do cerrado. Outra dificuldade que nossa equipe encontrou foi quanto à organização dos horários para elaboração das atividades, pois além do tempo ser escasso, ainda enfrentamos limitações e problemas particulares a serem resolvidos.

Porém, estamos ansiosos para começar nosso livreto, pois ao transmitir e compartilhar nossos conhecimentos como futuros educadores e pesquisadores, poderemos contribuir para o ensino da ciência como instrumento de avanço para progresso. Assim, acreditamos que esse trabalho poderá ser de grande valia para o aprendizado de outros. Estamos nos dedicando, contudo, ao máximo para que nossas limitações sejam rompidas e nosso objetivo seja alcançado.

Um comentário:

  1. Concordo plenamente sobre a importância do projeto para o aprendizado pessoal e para todo o público alvo. E mesmo sendo um trabalho em menor escala no momento, não podemos deixar de dar o devido valor. Muitas vezes ficamos impressionados com ações a nível mundial ou nacional, de grandes grupos e pesquisadores. Mas é através de ações locais, com as pessoas que nos cercam e em nosso dia-a-dia que começamos a mudar um pouco a visão sobre o bioma em que estamos e sobre outros aspectos em geral.

    Durante trabalhos em grupo, essas dificuldades surgem com muita frequência. Cada pessoa com a rotina, disponibilidade de horários, opniões e vivências distintas das nossas. Mas fortalecendo a prática de trabalho em grupo desde o começo, aprendemos a ser mais flexíveis e lidar com outras pessoas mais facilmente. Pois após formados, e agora mesmo, tanto na vida profissional como na pessoal, estamos sempre de certa forma "trabalhando" em grupo.

    ResponderExcluir