terça-feira, 6 de setembro de 2011

primeiras impressões e expectativas

Primeira postagem é sempre algo complicado muitos assuntos podem ser abordados, mas acho que como um "diário" que deve ser o blog nada melhor que começar com as primeiras impressões e expectativas para a disciplina EDP 4.
Em uma mão paralela a de EDP 3 o EDP 4 visa a formação de um livreto informativo do cerrado, onde os alunos serão responsáveis por seu conteúdo científico de linguagem adequada a população geral. Ideia muito interessante e com professores motivados que nos pediram sugestões para estética e corpo de texto, porém como nosso tempo já é curto (apenas 3 meses) essas sugestões não puderam ser avaliadas e aceitadas para este semestre (talvez no próximo).
Dado a complexidade do projeto no tempo que dispomos, logo me lembrei do EDP 3 e a complicação que foi com comunicação equivocada ou sua ausência, ai veio a pergunta, "pra quê me desgastar em algo que não dará resultado e que só traz dores de cabeça com prazos impossíveis de trabalhar?"Eis que um dos professores entendeu em parte o meu pensamento e o de algumas outras pessoas e me explicou a situação toda, com isso fiquei um pouco mais tranquilo e comecei a pensar na parte boa do projeto e esquecer o passado, mas mesmo com um pensamento mais positivo não sei dizer qual a expectativa para este EDP, isso porque estamos no começo e o trabalho será construído em fragmentos. Portanto a única expectativa que tenho é de que concluamos o projeto dentro do prazo diminuto com as desmotivações vindas do passado.

Um comentário:

  1. Bom pessoal, vou deixar uma dica ou uma sugestão que talvez valha não apenas para EDP4. Sei que essa apreensão sobre tempo limitado, disciplina dividida em etapas e uma dúvida sobre o resultado final do trabalho deve ocorrer também em outros EDP's. Então vou deixar uma opnião pessoal, talvez para vocês pensarem um pouco... já que vocês estão livres para concordarem ou não.

    Todas essas dificuldades encontradas, sobre tempo limitado, etapas, desmotivação ou dúvidas são frequentes não apenas em uma disciplina... mas no curso e na vida como um todo. Pois a todo momento, mesmo atuando na área como profissionais, temos que lidar com limitações de tempo, muitas atividades, encontrar folego e motivação onde achamos que não existe mais. No entanto, cada dificuldade ou obstáculo que passamos, ou atividades novas que enfrentamos, são formas de aprendizado que nos fazem crescer e amadurecer profissionalmente e como pessoas. A motivação pelo que fazemos não pode depender só das pessoas que nos cercam, que orientam nosso caminho, mas deve partir inicialmente de nós mesmos! A todo momento precisamos nos motivar, acreditar no que fazemos, e que nenhum aprendizado é em vão! Cada texto que elaboramos, cada atividade que executamos são um treinamento para tudo que vem depois. Muitas vezes não entendemos isso na hora. É preciso o tempo passar para reconhecermos como tudo isso valeu muito a pena! Às vezes precisamos dar uma chance para nós mesmos... nos abrirmos para coisas que muitas vezes estamos fechados e bloqueados, por diversos motivos. Mas tenho certeza que o esforço e empenho sempre valerão a pena!

    ResponderExcluir