quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ipê Amarelo : beleza e muitas utilidades no Cerrado

Olá pessoal, hoje vou falar um pouco pra vocês da minah espécie vegetal escolhida do Cerrado, que além de beleza tras muitas utilidades consigo :

Os conhecidos Ipês, árvores de beleza exuberante encontradas no cerrado, são dividida em diversas espécies, por exemplo, Tabebuia áurea, Tabebua ochracea, Tabebuia insignis, entre outras
A espécie mais abundante no cerrado é a Tabebuia ochracea, caracterizada por ser uma árvore de que varia de 6 a 14 metros e possui uma floração geralmente amarela, conhecida por ser um belo evento da natureza ocorrente no cerrado.
Essa espécie é conhecida por diversos nomes que variam conforme a região que se encontra: Ipê-amarelo. Ipê-cascudo, tarumã, ipê do campo, ipê-pardo e pau d’arco do campo.
É de fundamental importância o estudo dessa espécie, por ser importante para o bioma cerrado, sendo alimento para diversos polinizadores, e de importância utilidade como confecção de instrumento musicas, carrocerias de caminhões, e acabamentos de construção.

Referências :

BARROS, MARILUZA GRANJA. Pollination ecology of Tabebuia aurea (Manso) Benth. & Hook. and T. ochracea (Cham.)Standl. (Bignoniaceae) in Central Brazil cerrado vegetation. Rev. bras. Bot. [online]. 2001, vol.24, n.3, pp. 255-261. ISSN 0100-8404

SILVA, D. B. da; LEMOS, B. de S. Plantas da área verde da Super Quadra Norte 416 - Brasília, DF. Brasilia: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, 2002.


Veja a foto , como é lindo esse vegetal :




Espero que tenham gostado dessa espéciee... é só uma  das tantas maravilhas que o Cerrado possui...
Até a Próxima postagemmm


Por :   Angelo Antonio Franzoi Ardengui

Um comentário:

  1. Oi Angelo,

    O seu post sobre o Ipê ficou interessante, mas tem alguns cuidados que vocês, como alunos de graduação do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, deveriam tomar. Os nomes científicos das espécies, por exemplo, estão escritos de forma incorreta, deveriam estar em itálico. E sem acentuação...
    Aproveito para lembrá-los de que o gênero mudou para Handroanthus.

    ResponderExcluir