terça-feira, 6 de setembro de 2011

GRUPO DO SOLO.

Nas aulas de EDP IV, estamos tendo grandes experiências ao trabalharmos com o Bioma do Cerrado. Primeiro, destaco o “trabalhar em grupo”. Quando pensamos que estamos aprendendo a lidar com as diferenças uns dos outro, é que percebemos que não sabemos nada sobre o ser humano e suas limitações. O que nos faz ver, quão “pequeninos” nós somos, diante de toda uma Humanidade e suas complexidades. O “trabalhar em grupo” tem nos ensinado a sermos, sobretudo, disciplinadas quanto às nossas atividades acadêmicas. Deixo este pensamento, apenas a título de reflexão para todos.

Segundo, ressalto as aprendizagens que temos adquirido no caminhar das aulas, sobre o cerrado e em especial os seus tipos de solos. Tivemos algumas dificuldades em tornar o nosso texto mais objetivo, coerente e resumido, sem, contudo, perder uma visão ampla sobre o tema. Alguns aspectos como a importância e influência ecológica do solo no ambiente e suas características fisionômicas foram pontos cruciais para nossas dificuldades em sintetizar o texto. A literatura sobre este bioma é numerosa havendo, portanto, diversas interpretações, o que dificultou nossa compreensão concernente ao tema. Mas em momento algum deixamos, de aprender algo. Evidencio para tanto, uma das nossas maiores aprendizagens: o exercício da escrita. Aprender a escrever vai muito alem de conhecer meras conjecturas. É primordial, contudo, saber relacioná-las com o nosso cotidiano e, maiormente ter flexibilidade nessa via de mão dupla que é o ensino-aprendizagem.

Sob este prisma, vejo um grande potencial de “aprender a aprender”, que a disciplina tem nos proporcionado. Digo isto pelo fato de termos sempre o exercício de construirmos nossos próprios textos, de sermos autores de nossas próprias obras. Tomo a disciplina e a ideia de fazer um livreto como uma experiência de ser autor de um obra e o fato de aprendermos com o assunto, pautado, é apenas uma conseqüência, que por sinal, tem sido mais lúdica, e apreciativa. Dessa forma, os pequenos detalhes que compõem nossa história, enquanto acadêmicos vai sendo escrita e no final o que era livreto se torna uma biografia.

Um comentário:

  1. Muito importante o que falou sobre o aprendizado em grupo e sobre o treino para a escrita. Pois muitas vezes achamos que já sabemos escrever muito bem, sobre qualquer assunto na área, de forma clara para as pessoas. No entanto, cada vez que escrevemos algo novo, nos deparamos com certas dificuldades e com a necessidade de certos ajustes. Escrever o livreto é também um treinamento, em que precisamos buscar e filtrar informações, deixando o mais claro possível para nosso público alvo.

    ResponderExcluir