Como meu grupo ficou responsável em coletar dados sobre a fauna, além da legislação e fogo, pertinentes ao Cerrado, me encarreguei em pesquisar sobre a ictiofauna e me deparei com um grande obstáculo, a falta de informação, consequência das pouquíssimas pesquisas envolvendo a ictiofauna, não apenas desse ambiente, Cerrado. No Brasil existe poucos pesquisadores voltados as pesquisas sobre águas continentais e seus ecossistemas implicando a ictiofauna.
Os poucos artigos que tive acesso em sua maioria retrata pesquisas localizadas em alguns riachos ou em bacias, mas praticamente Não há uma pesquisa englobando toda a região do Cerrado e esta dificuldade também é citada pelos próprios pesquisadores.
Realmente quando comparamos a ictiofauna com outros grupos animais de estudo percebemos essa diferença quanto ao número de estudos. Ainda são necessários mais estudos para estimativas mais precisas de riqueza de espécies e endemismo também. Sendo que essa dificuldade em termos de pesquisas com peixes no Cerrado também vale para outros biomas.
ResponderExcluir