Não é de espantar que, o Cerrado, possuindo tantas variedades de espécies animais e vegetais, pudesse nos ofertar belas obras de arte como as demonstradas nas imagens ao lado.
O belo trabalho artesanal é realizado com sementes e plantas encontradas no cerrado, por artesãos do Distrito Federal.
Além de tratar de uma fonte de renda para a população local, este trabalho demonstra a importância de se respeitar o meio-ambiente, pois as sementes e plantas são obtidas na natureza, e se não houver conservação, não haverá matéria-prima para a realização do artesanato.
Estes artesãos trabalham também com produtos que podem ser reciclados, ressaltando mais uma vez que podemos produzir novos produtos com aquilo que já possuímos, sem degradar ainda mais a natureza.
A primeira obra-de-arte foi produzida com sementes de mamona gigante, sucupira, café, seringueira; a segunda, carrapicho, e a terceira, semente de carambola. Eles produzem também brincos, colares, peças de decoração, uma infinidade de belas obras que enchem nossos olhos de admiração.
Para saberem mais sobre o belo trabalho destes artesãos, basta acessar www.emater.df.gov.br.
Um ótimo exemplo para aqueles que veem o Cerrado como um bioma sem graça, apagado e um ambiente improdutivo. Assim como muitos usam de seus frutos para comercialização de picolés, doces e outras iguarias, o bioma também tem esse importante papel no artesanato.
ResponderExcluir