Detalhe da flor de Kielmeyera rubriflora Cambess
Fonte: http://www.panoramio.com/photo/30222645
Para dar continuidade a elaboração do livreto foi preciso que cada grupo escolhesse 3 espécies típicas da flora do Cerrado e caracterizasse as mesmas. Primeiramente resolvi falar da aroeira, porém com o auxílio das professoras e no decorrer das pesquisas pude notar que que existem diversas espécies com esse nome popular, o que dificultou meu trabalho. Além disso, a espécie que eu tinha escolhido ocorre em vários outros locais, não sendo tão específica do bioma em questão Então precisei escolher outra espécie e a elegida foi Kielmeyera rubriflora Cambess, popularmente conhecida como rosa-do-cerrado. Apesar de ter encontrado poucas referências sobre a mesma achei tranquilo escrever o texto, pois as informações que obtive foram úteis e precisas. Até o momento acredito que essa foi a parte mais fácil da produção do livreto. Também, aprendi muito com as apresentações em sala de aula sobre as plantas escolhidas pelos outros grupos e mesmo pelo meu grupo. Muitas vezes conhecemos somente o nome de determinadas plantas e isso basta, sequer sabemos suas utilidades, importâncias econômicas, propriedades medicinais, etc. Dessa forma, podemos perceber a importância de trabalhos como esses que propiciam o conhecimento sobre esses aspectos.
Realmente, às vezes pensamos nas espécies apenas pelo seu nome popular... e você entendeu que muitas vezes um mesmo nome popular pode ser atribuído a mais de uma espécie. O que você falou sobre a Kielmeyera rubriflora é interessante, mas você poderia ter explorado um pouco mais cada uma dessas características.
ResponderExcluirÉ sempre interessante fazer uma revisão do texto antes de postar, porque nessas horas muitas vezes percebemos pequenos erros, palavras duplicadas e o nome científico sem o itálico!
Olá, só atribuir o autor da foto da Rosa-do-Cerrado: Denis Conrado. Obrigado!
ResponderExcluir