Escrever sobre o Cerrado com um escopo tão amplo como este requer o auxílio de muitas pessoas e extensas revisões de textos. Nossos professores deram o suporte e recursos necessários nesta segunda parte do livreto, que generosamente fizeram comentários e sugestões e responderam a nossos pedidos de informações.
Esta parte do trabalho aborda algumas espécies típicas da flora desta região. Dividimos nosso grupo na procura de artigos científicos e livros sobre nossas espécies específicas.
Escolhi pesquisar sobre o Dpiterix alata (baru), porque eu já conhecia esta árvore desde criança. Inclusive sua castanha, é muito saborosa. Alguém já experimentou?
Porém descobri que meu conhecimento sobre ela era muito restrito, pois sua importância atinge vários outros aspectos tais como: ecológicos, nutricionais, econômicos e até medicinais. Muitas comunidades do interior do país vivem exclusivamente da extração da semente desta planta.
Para ilustrar meu texto fui à procura de exemplares naturais no campo, e pude constatar que nesta estação do ano ele se encontra sem frutos, pois os mesmos já amadureceram e caíram. Vejam uma das fotos que consegui, não é uma árvore impressionante?
Foto árvore do baru: Arquivo pessoal
Oi Sandra, muito legal você ter utilizado a sua vivência para escolher a espécie e a ser trabalhada. Muito boa também a sua atitude em registrar a imagem da espécie, mostrando originalidade e interesse!
ResponderExcluirEssa teria sido uma ótima ocasião para você divulgar todas essas características do Baru que você mesma achou tão interessantes.