sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Boa tarde! Estou vendo vocês com dificuldades para encontrar artigos, mas no meu conteúdo, Conservação do Cerrado Brasileiro, pude constatar que muitas pesquisas estão sendo feitas e exercidas por muitos cientistas preocupados com o nosso principal bioma, apesar de ser uma tarefa difícil e que exige muita dedicação dos profissionais. Muitas unidades de conservação já existem e elas tem lutado para uma melhoria até mesmo cultural, visto que o cerrado ainda não é considerado nem um patrimônio nacional juntamente com a Amazônia, Mata Atlântica e Pantanal. Enfim, muitas questões e trabalhos devem continuar contribuindo para uma melhor conservação dos nossos animais e plantas e consequentemente de nós mesmos.

2 comentários:

  1. Pessoal, quis dizer que a Amazônia, Mata Atlântica e Pantanal são considerados patrimônio nacional, mas o Cerrado não. Pode haver uma confusão ali. Obrigada.

    ResponderExcluir
  2. Realmente o fato do Cerrado não ser considerado patrimônio nacional dificulta ainda mais medidas conservacionistas mais rigorosas. A Caatinga e os Campos Sulinos também enfrentam dificuldades semelhantes. No Cerrado, as áreas legalmente protegidas giram em torno de 2,2%. O que é mínimo para um bioma. Ainda precisamos de muitas Unidades de Conservação. Mas realmente o interesse pela conservação do bioma tem sido maior de alguns anos para cá. E um grande incentivo foi o Cerrado entrar na lista dos 25 hotspots mundiais, ou seja, áreas prioritárias para a conservação. Depois peguem o artigo (Klink e Machado 2005), pois eles fazem uma contextualização sobre a conservação do bioma.

    ResponderExcluir