quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Curiosidade sobre o Pequi!

Boa tarde pessoal! Aqui estou para mostrar a vocês uma curiosidade sobre o Pequi: ele também ameniza o tratamento do câncer!


Pesquisadores da UnB mostram que fruto ameniza ação degenerativa de drogas do tratamento da doença. Há quem não goste, mas quem não dispensa o pequi, um dos mais tradicionais ingredientes da culinária goiana, tem agora mais motivos ainda para consumi-lo.
O fruto típico do Cerrado tem propriedades que o indicam como coadjuvante eficiente no tratamento de câncer e, ainda, para o retardamento da velhice. Os dados foram levantados em pesquisa coordenada pelo professor César Koppe Grisólia, do Laboratório de Genética do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB). A pesquisa concluiu que o pequi é capaz de proteger as células dos efeitos colaterais das drogas usadas no tratamento de câncer, que costumam ser muito violentos. Os testes realizados em camundongos submetidos a uma combinação de substâncias como ciclofosfamida e blomicina, usadas no tratamento de pacientes com câncer, revelaram que o pequi exerceu efeito protetor contra os danos causados às células pela combinação das drogas. "Verificamos que o pequi amenizou a ação degenerativa das substâncias", informou Grisólia, que ministrou o extrato do fruto uma vez ao dia às cobaias.Como medicinal o óleo da polpa tem efeito tonificante, sendo usado contra bronquite, gripes e resfriados e no controle de tumores. É comum o óleo ser misturado ao mel de abelha ou banha de capivara, em partes iguais, e a mistura resultante ser usada como expectorante. O chá das folhas é tido como regulador do fluxo menstrual. Na indústria cosmética, fabricam-se cremes para a pele tendo o pequi como componente.

E aí, pessoal, gostaram? Mais um motivo para nos deliciarmos com esse fruto, e quem não gosta, aprenderem a gostar! Hehe abraço!

Mariana Teixeira

Um comentário:

  1. Oi Mariana,
    Legal você trazer uma notícia sobre importância medicinal do Pequi. No entanto, acho que você poderia ter dado a sua opinião a respeito dela e, mais do que isso, poderia ter falado um pouco mais do Pequi como uma introdução ao assunto, antes de fazer a divulgação da notícia. Se você tivesse feito isso, poderia apenas ter citado o site ao invés de simplesmente transcrever a notícia. A ideia do blog é que vocês elaborem seus próprios textos. Parte da aprendizagem de vocês nessa disciplina é isso... além do fato de que vocês precisam aprender a ler e reler os textos para evitar erros de digitação, concordância, etc...

    ResponderExcluir